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Rebouças – Educação local recebe Selo Bom Percurso

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Recente estudo realizado pela Fundação Rui Barbosa realizou análise dos investimentos em Educação, da qualidade de ensino no Brasil. Sendo analisados aproximadamente 4.000 municípios, entre os quais pouco mais de 200 municípios obtiveram o Selo Bom Percurso no Ensino. Desse contexto, no Paraná 22 municípios obtiveram o Selo e, entre eles, na região, apenas Rebouças e Mallet receberam o Selo Bom Percurso.

Com bons resultados no Ensino Fundamental. O reconhecimento partiu do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). A pesquisa teve a participação de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros

O selo Bom Percurso foi atribuído as redes municipais de ensino que registram avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes e apresentam trajetórias positivas rumo a um patamar de excelência.

O prefeito de Rebouças, Luiz Zak, comemorou a conquista como sendo uma grande honra para a administração municipal. “Nós parabenizamos a Secretaria de Educação e toda a sua equipe, não só por terem recebido essa homenagem, mas pelo trabalho que estão realizando, mesmo face as dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia do novo coronavírus. O conjunto de esforços, a liberdade para planejar e fazer foi muito importante. Isso é muito gratificante para nós”, considerou o gestor.

Zak destacou que o município investiu em 2019, 32% do orçamento em Educação, 28% de investimentos em 2020, mesmo com os problemas e dificuldades enfrentados perante a pandemia (a legislação determina aplicação de 25%).

Por sua vez, o vice-prefeito Fabio Marcelo Chiqueto também parabenizou os educadores do município pelo reconhecimento de nível nacional. “Quero agradecer a todas as pessoas que trabalham na Rede Municipal de Educação. Nesse processo se comprova o quanto a nossa educação é de qualidade. Fica aqui o meu agradecimento a todos vocês que fazem uma educação tão dedicada e tão amorosa para os nossos alunos”, afirmou.

SELO BOM PERCURSO

Os indicadores que embasaram o estudo identificaram as redes que:

a) Buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos.

b) Esforçam-se para reduzir as desigualdades e não deixar ninguém para trás.

c) Trabalham para que todos os alunos fiquem na escola.

d) Apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos alunos ao longo dos anos.

e) Apresentam IDEB acima do esperado dado o nível socioeconômico dos alunos.

Além destes fatores, o estudo analisou as principais práticas pedagógicas que ocorrem nos municípios, dentre elas:

1. Utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes.

2. Suporte constante por parte das Secretarias de Educação, com visitas frequentes às escolas.

3. Monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos.

4. Investimento na gestão escolar, com incentivo ao protagonismo das escolas.

5. Oferta constante e diversificada de formação continuada aos educadores.

6. Cultura de observação de aulas, com devolutivas construtivas

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