Home Saúde Rebouças – Saúde lembra: Nesta segunda-feira é dia mundial de combate ao câncer infantil

Rebouças – Saúde lembra: Nesta segunda-feira é dia mundial de combate ao câncer infantil

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Rebouças, chama a atenção para a data de hoje (15), pois é o Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil.

O câncer é a principal causa de mortes entre crianças e adolescentes no Brasil, depois dos acidentes. A estimativa é que a cada ano cerca de 8,4 mil novos casos surgem no país.  E o Paraná é o estado que tem a maior taxa de incidência do país. Aqui são 215 casos por milhão de habitantes entre 0 a 19 anos. E a taxa ainda é bastante elevada, em comparação aos outros estados. O segundo lugar fica com Santa Catarina, seguida de perto por São Paulo, ambas com incidência de aproximadamente 175 por milhão. A taxa média do país é de 138 e meio.

O câncer infantojuvenil tem uma progressão geralmente mais veloz do que em adultos, mas as crianças e adolescentes também têm uma resposta maior ao tratamento com índices de cura de até 80%. Ao contrário do que acontece com adultos, as neoplasias infantis geralmente não são provocadas por fatores externos. O diagnóstico precoce é um grande aliado nessa batalha e por isso os pais precisam ficar atentos a sintomas que não são bem explicados e persistentes.

Tania Selhorst lembra que de acordo com o Instituto Oncoguia, s neoplasias mais frequentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

“Alguns sinais e sintomas não são aparentes e outros sim. Por esse motivo, é de fundamental importância que os familiares fiquem atentos a qualquer sinal ou sintoma diferente que o seu filho possa apresentar. Caso haja qualquer alteração, consulte o médico pediatra do seu filho (até 12 anos) ou médico clínico geral (a partir dos 13 anos) e realize o acompanhamento lembrando que o diagnóstico precoce do câncer é determinante para o sucesso do tratamento e a cura da doença”, destaca Tania.

Alguns dos principais sinais e sintomas:

•   Febre prolongada de causa não identificada.
•   Ínguas de crescimento progressivo.
•   Vômitos acompanhados de dor de cabeça.
•   Crescimento do olho podendo haver mancha roxa no local.
•   Surgimento de dor ou caroço nas pernas.
•   Diminuição da visão ou perda de equilíbrio.
•   Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços.
•   Caroço em qualquer parte do corpo principalmente na barriga.
•   Reflexo esbranquiçado no olho quando há incidência de luz.
•   Manchas roxas ou sangramento pelo corpo sem machucado.
•   Palidez.
•   Perda de peso.
Comentários estão fechados.

Veja Também

Governador Ratinho Junior e secretário da Saúde, Beto Preto, apresentam atualização das medidas contra a Covid-19

Governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, apres…