Home Geral Saiba o que fazer quando receber pacotes de sementes vindas do exterior

Saiba o que fazer quando receber pacotes de sementes vindas do exterior

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Pacotes com sementes vindos de países asiáticos continuam chegando ao Paraná. Mas, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em menor quantidade, isso porque a fiscalização está mais rigorosa.

As sementes começaram a chegar em setembro de 2020. De acordo com análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cerca de 47% das amostras verificadas são de pragas chamadas de quarentenárias, que podem trazer sérios prejuízos para a agricultura.

Segundo Marcílio Araújo, gerente de sanidade vegetal em exercício pela Adapar, 93 pacotes foram retirados pela entidade. Desses 73 apresentam algum risco de inclusão de pragas na agricultura.

 

Marcílio destaca que o Ministério da Agricultura está fazendo um controle mais rígido junto aos Correios sobre as correspondências vindas do exterior. Ele apela para que, caso alguém receba em casa qualquer tipo de semente, entre em contato com a Adapar e de forma alguma faça o plantio.

 

A Adapar tem no Paraná 21 Unidades Regionais de Sanidade Agropecuária (URS) com a atribuição de administrar 130 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSA) e 33 Postos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário (PFTA).  Os endereços da Adapar pelo Paraná você encontra no site adapar.pr.gov.br

Comentários estão fechados.

Veja Também

Alerta amarelo: PR tem ventos intensos e possibilidade de alagamentos na segunda

O Paraná vai entrar em alerta amarelo a parti das 0h, desta segunda-feira (8). O aviso é d…