Home Notícias Regionais RUA DO MATHE PE. SILVANO SURMACZ.

RUA DO MATHE PE. SILVANO SURMACZ.

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Neste sábado, 24 de abril, recorda-se um mês da morte do padre Silvano Surmacz, falecido vítima da Covid-19 no dia 24 de março, após estado uma semana internado na UTI do Hospital Angelina Caron, em Campinha Grande do Sul, região Metropolitana de Curitiba.

Muito conhecido em diversas lugares, desde o momento em que se soube de seu contágio pelo Coronavírus, inúmeras manifestações de carinho, orações e desejo de melhoras começaram a circular nas redes sociais.

A quantidade de manifestações e repercussão que se deu com sua morte não foi por acaso, mas sim resultado da grande capacidade de criar amizades, resultado do seu jeito prestativo em servir, ajudar e estar perto das pessoas de forma divertida, mas também, sendo solidário à dor do outro quando necessário, com as palavras da fé.

Homenagem de São Mateus do Sul ao Pe. Silvano

No dia 13 de abril, vereadores de São Mateus do Sul apresentaram na 9ª Sessão da Câmara o Projeto de Lei de número 007/2021, que nominaria a Rua do Mathe, localizada em frente a Igreja Matriz São Mateus, no qual o padre Silvano serviu por quase 10 anos (uma Praça Pública localizada na avenida Ozy Mendonça de Lima, entre as ruas Paulino Vaz da Silva e 21 de Setembro), como Rua do Mathe Padre Silvano Surmacz.

Segundo a justificativa do Projeto, “[…] em São Mateus do Sul [Pe. Silvano] criou um cronograma de trabalho de acolhida das comunidades; reformou a estrutura física da Paróquia e valorizou os trabalhos das Pastorais: Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa. Trabalhou pela valorização da dignidade humana, defendendo o direto à vida digna para todos. Soube conviver com as diferenças, com espírito ecumênico de relevância, defendendo as manifestações e a pluralidade das religiões”.

Colocado em votação pelo Legislativo, o Projeto foi aprovado de forma unânime por todos os vereadores. Na Justificativa do voto, o vereador Jorge Wallace Manfroni teceu seu pronunciamento exaltando algumas qualidades do padre Silvano. “Esta é uma singela homenagem póstuma a um ser humano que foi formidável, solícito e atencioso, tratando todos de forma igualitária. Este Projeto é uma homenagem de São Mateus do Sul ao saudoso padre Silvano, denominando a Rua do Mathe, como, Rua do Mathe Padre Silvano Surmacz”, disse o vereador.

O Projeto foi novamente apresentado em Pauta na 10ª Sessão, no dia 20 de abril, para uma 2ª votação. Novamente, o Projeto foi aprovado unanimemente pelos nove vereadores, sendo eles: Jorge Wallace Manfroni; Jackson F. S. Machado de Lima; Juliano Orlowski de Oliveira; Jeciel Franco; Osvaldo Kotryk (Parafuso); Ireneu Macuco; Omar Picheth Neto; Valter Przywitowski; e Enéas Jeferson Melnisk.

Trecho da Rua do Mathe, em São Mateus do Sul, a qual tem o Projeto de Lei para receber o nome de Rua do Mathe Padre Silvano Surmacz. (Foto: Marcelo S. de Lara – Diocese de União da Vitória – PR).

Encaminhado o Projeto de Lei para o Executivo, no dia 22 de abril, a senhora prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Garcia Sardanha, sancionou o Projeto, que passou a vigorar como Lei de nº 2.988 de 22 de abril de 2021, que dispõe sobre a Denominação da Praça Pública localizada na Av. Ozy Mendonça de Lima entre as Ruas Paulino Vaz da Silva e 21 de Setembro no município de São Mateus do Sul – PR, denominando a Praça como: “Rua do Mathe Pe. Silvano Surmacz”.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR

Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito Leandro Jasinski destaca importância da adesão dos municípios da AMCESPAR ao COGEMATE em reunião histórica

Nesta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, mar…