Home Geral Padre Sidnei José Reitz toma posse neste sábado como pároco da Catedral

Padre Sidnei José Reitz toma posse neste sábado como pároco da Catedral

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Com missa presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, neste sábado, 24, a igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, acolhe seu novo pároco, padre Sidnei José Reitz. A celebração se dará às 19h, e será transmitida pelas Redes Sociais da Diocese, da igreja Catedral.

Por questões de exigências da Pandemia, a participação presencial de fiéis estará restrita ao número de apenas sessenta pessoas.

A data é marcante para a comunidade, pois no mesmo dia que acolhem seu novo pároco, celebram um mês do falecimento do padre Silvano Surmacz, último pároco da Catedral, falecido no dia 24 de março, vítima da Covid-19.

Em vista da situação, Dom Walter Jorge precisou fazer uma segunda Transferência no clero da Diocese neste ano, para poder dar à igreja Catedral um novo padre.

A notícia foi comunicada no dia 09 de abril, com a publicação Oficial das Novas Nomeações e Transferências, que contemplou também outras três paróquias da Diocese.

Em primeiro lugar no Comunicado Oficial estava a notícia esperada pela comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, e por outros fiéis da Diocese, a Nomeação do novo padre da Catedral.

Após trabalhar por cinco anos como pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, sua primeira paróquia, padre Sidnei retorna à União da Vitória, onde trabalhou por treze anos no Seminário Diocesano, sendo responsável pela formação dos seminaristas.

Na Catedral, o novo pároco terá o auxílio do padre Aquiles Ramos Berton, vigário paroquial. Além dos trabalhos com os fiéis da igreja Matriz, também atenderão duas comunidades, sendo uma no Bairro Navegantes e outra no Bairro Ponte Nova. Um Seminarista Estagiário, Diego Ronaldo Nakalski, que faz seu Estágio Pastoral após ter concluído os estudos no Seminário, também residirá na paróquia, auxiliando nos serviços paroquiais.

O Rito de Posse do Novo Pároco:

O Rito de posse de um novo pároco em uma igreja contas de alguns momentos próprios que acontecem no decorrer da Santa Missa.

Após entrar em procissão no início da celebração, com o bispo diocesano e demais auxiliares da celebração, ao chegar ao Presbitério é lida a Portaria de Nomeação do Novo Pároco (Documento Oficial emitido pela Cúria Diocesana, assinado pelo Bispo e pelo Chanceler do Bispado).

Diante do bispo, o novo pároco professa obediência ao bispo, manifestando também ser fiel ao correto ensinamento das verdades da Igreja ao povo que irá conduzir, bem como obediência às leis contidas no Código do Direito Canônico, (Código das Leis da Igreja), com o objetivo de estar exercendo seu serviço em comunhão com toda a Igreja Particular e Universal.

Uma breve apresentação do novo pároco é feita por algum membro do clero, que descreve um pouco da sua biografia para que os fiéis possam melhor conhecê-lo.

entrega da chave da igreja e da chave do sacrário, onde é guardada a reserva eucarística, em que Jesus se faz realmente presente pela Consagração feita pelo sacerdote na missa, é outro momento do Rito. Recebendo as chaves das mãos do bispo, o pároco recebe a autoridade à ele confiada pela Igreja em nome do bispo, para ser o pastor daquele seu novo rebanho.

Em algumas celebrações pode-se também ter os momentos onde o novo pároco se dirige a alguns espaços da igreja juntamente com o bispo, demonstrando os serviços que irá realizar e se dedicar na paróquia, que estão voltados à dispensa dos sacramentos. Esses espaços são a Pia Batismal, onde se realizam os batismos; o Confessionário, onde o padre em nome da Igreja absolve e perdoa os pecados, e diante do Sacrário, local onde se encontra a Eucaristia, Sacramento do alimento Espiritual que é Jesus.

Ao final da celebração a Ata de nomeação do novo pároco é lida e assinada pelo bispo diocesano, pelo novo pároco, por membros da Comissão da Igreja, membros do Conselho de Pastoral e outras testemunhas. Breves palavras do novo pároco dirigidas ao seu novo rebanho finaliza esses momentos antes da Bênção Final da Celebração dada pelo bispo.

Biografia do Padre Sidnei Reitz:

Natural da cidade de Rebouças – PR, padre Sidnei José Reitz nasceu em 16 de junho de 1979. Com sua vocação cultivada na paróquia Senhor Bom Jesus, de Rebouças, onde seus pais frequentam a comunidade, fez sua formação de Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, e foi ordenado padre em 28 de junho de 2003. Após ordenado, atuou na Equipe Formativa como Reitor do Seminário, em União da Vitória, onde ficou por treze anos.

Na Diocese, padre Sidnei é Assessor Diocesano da Catequese e Assessor da Pastoral Presbiteral, que visa promover ações de formação e integração entre os padres na Diocese, dando aos presbíteros as condições necessárias para a sua própria realização humana e vocacional.

Com mestrado em Eclesiologia, ramo da Teologia que estuda a origem da Igreja, suas características, marcas, funções, organização na história, além do seu relacionamento com o mundo, padre Sidnei é também professor no Seminário Diocesano nos Cursos de Filosofia e de Teologia.

Segundo filho do casal Blásio Reitz e Flávia Maria Reitz, padre Sidnei tem dois irmãos, Claudinei e Claudemir, e duas irmãs, Eliane e Josiane, sendo a Eliane, filha mais velha, Irmã Religiosa da Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Maria, atuando hoje na paróquia Santa Bárbara, em Bituruna.

Família do padre Sidnei, celebrando seus 15 anos de sacerdócio, há dois anos atrás na Matriz do Perpétuo Socorro. Na foto falta a Josiane, irmã mais nova do padre.

Com 17 anos de padre e 41 anos de idade, designado por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, padre Sidnei vem da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, onde estava como pároco desde o dia 06 de fevereiro de 2016, para assumir nova missão, como pároco da Catedral.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR

Comentários estão fechados.

Veja Também

Alerta amarelo: PR tem ventos intensos e possibilidade de alagamentos na segunda

O Paraná vai entrar em alerta amarelo a parti das 0h, desta segunda-feira (8). O aviso é d…