Home Geral Receita Federal alerta para golpe do “falso empréstimo”

Receita Federal alerta para golpe do “falso empréstimo”

0

A Receita Federal identificou um novo tipo de golpe. Dessa vez, os estelionatários enviam uma notificação postal falsa em que é exigido o pagamento de Imposto sobre operações financeiras (IOF) para desbloqueio de valores de empréstimo ou financiamento. O IOF é cobrado em operações relativas a crédito, câmbio e seguros, ou títulos e valores mobiliários.

O golpe funciona da seguinte forma. Ao negociar um empréstimo ou financiamento com uma instituição financeira, a pessoa recebe pelo correio uma notificação cobrando o IOF, supostamente emitida pela Receita Federal. O documento alega que o crédito será desbloqueado somente com o pagamento do imposto. Na correspondência há dados bancários para depósito e uma assinatura falsa.
Acontece que a Receita Federal não atua com o recolhimento deste imposto dessa forma, como explica o auditor-fiscal, Vergilio Concetta.

O auditor reforça que os golpistas geralmente cometem erros que possibilitam identificar que se trata de um golpe. Por isso, é importante ficar atento aos erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas.

Em caso de dúvidas, o indicado é procurar a Receita Federal antes de efetuar qualquer pagamento.

Os indivíduos que aplicam o golpe, fazendo-se passar por servidores da Receita Federal, serão investigados e poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, além dos danos causados à imagem da instituição e ao servidor indevidamente envolvido.

informações- BandNews

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Agenda paroquial de 20 a 26 de setembro

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS: SEGUNDA-FEIRA 19:00- Missa na Matriz TERÇA-FEIRA 19:00- Missa n…