Home Saúde Atividade física fortalece o efeito de vacina contra a covid-19

Atividade física fortalece o efeito de vacina contra a covid-19

0

Que a atividade física é uma forte aliada da saúde não é segredo para ninguém, mas agora um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que um corpo ativo tem vantagens na resposta à vacina contra a Covid-19.

A pesquisa foi feita com 1095 voluntários, que foram divididos em 3 faixas, conforme o nível de atividade física e o comportamento sedentário de cada um. O estudo considerou pessoas ativas como as que estão em atividade ao menos 150 minutos por semana, incluindo esportes e lazer e atividades domésticas ou profissionais que demandem esforço. Já as pessoas sedentárias são as que passam mais de 8 horas sentadas ou deitadas e uma faixa intermediária incluiu pessoas que não atingiram o mínimo de atividades recomendado e passam muito tempo em inatividade.

O professor da Faculdade de Medicina da universidade, Bruno Gualano,e autor principal do estudo, disse que a pesquisa identificou que a quantidade de anticorpos foi maior nos grupos mais ativos.

Todos os voluntários avaliados foram imunizados com a Coronavac. Apesar disso, o pesquisador considera que o mesmo efeito deve se repetir com todas as vacinas contra a COVID-19 e também contra outras doenças, já que essa resposta imunológica aprimorada está relacionada aos benefícios naturais da prática de atividades físicas.

_____continua após publicidade_____

Evidências da literatura científica indicam que uma única sessão de exercícios pode mobilizar bilhões de células responsáveis por fazer a imunovigilância do organismo, fortalecendo o sistema imune. Por isso, Felipe Teixeira, cardiologista do Hospital INC, reforça que é importante encontrar atividades que movimentem o corpo mesmo sem sair de casa.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Ao vivo, Executivo presta homenagem aos profissionais de Saúde

Dando sequência às visitas pelas unidades de Saúde do município, na tarde deste dia 17 de …