Home Saúde Rebouças- Médico lembra que, no Outono as doenças respiratórias tendem a aumentar

Rebouças- Médico lembra que, no Outono as doenças respiratórias tendem a aumentar

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Entrevista com o Médico Jefferson Okamoto, atuante no Ambulatório da Secretaria Municipal de Saúde de Rebouças
Portal: Dr. Jefferson, estamos enfrentando um período em que ocorre um aumento de doenças respiratórias, especialmente durante as estações mais frias. Como você descreveria a situação atual?

Jefferson: De fato, nessa época do ano observa-se um aumento significativo nos casos de doenças respiratórias, o que é bastante esperado durante o outono e o inverno. Com as mudanças climáticas e as pessoas se concentrando em ambientes fechados, a propagação dessas doenças se torna mais fácil.

Portal: Você mencionou que grupos específicos, como idosos, crianças e pessoas imunocomprometidas, estão em maior risco. Como lidar com essas questões?

Jefferson: Os esforços concentram-se na conscientização e na prestação de cuidados adequados a esses grupos de maior risco. Reforçamos a importância da prevenção, incluindo a vacinação contra influenza, covid-19 e pneumonia, bem como medidas básicas de higiene e manutenção da saúde.
Portal: Com relação à cobertura vacinal, sabemos de que há, em nível nacional uma diminuição preocupante, correto?

Jefferson: Sim! É fundamental que as pessoas compreendam a importância da vacinação não apenas para sua própria proteção, mas também para ajudar a prevenir a propagação dessas doenças na comunidade.
Portal: Além da vacinação, quais outras medidas a população pode adotar para se proteger?

Jefferson: Além da vacinação, é importante manter ambientes limpos e bem ventilados, praticar uma boa higiene das mãos e evitar a automedicação. Aprendemos com a pandemia de Covid-19 que o uso de máscaras por pessoas sintomáticas pode ajudar a quebrar a cadeia de transmissão, então essa prática também deve ser mantida. E claro, estamos aqui para ajudar e orientar nossa comunidade da melhor forma possível para garantir a saúde e o bem-estar de todos.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças- 39 casos de Dengue são apontados no boletim semanal

Aumento alarmante de casos requer atenção da comunidade  Rebouças, PR – Durante o pe…