REBOUÇAS -Explicando: Como ocorre a depressão no ambiente empresarial Por CLAYTON BURGATH Postado em 17 de setembro de 2020 0 AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100 A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, até 2020, a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Estima-se que 121 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo 17 milhões só no Brasil. “A depressão pode ser ocasionada por diversos fatores biológicos e psicológicos, porém dependendo do ambiente em que a pessoas está, ela pode ser agravada ou desencadeada. Por exemplo no trabalho, ritmo acelerado e exigente do mercado contribui para que cada vez mais trabalhadores brasileiros sejam diagnosticados com depressão”, exemplifica Tania Selhorst, secretária municipal de Saúde de Rebuças. De acordo com ela, a depressão deixou de ser um assunto tabu nos últimos anos e tem feito parte de pautas dos mais variados setores. “No ambiente corporativo – como exemplo – esta doença, que é muitas vezes silenciosa, pode trazer consequências graves para o relacionamento interpessoal dos colaboradores”, diz Tania. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil) estima que atualmente a síndrome de Burnout acomete cerca de 33 milhões de brasileiros. Essa síndrome é um distúrbio psíquico, caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalhos desgastantes. Alguns sinais podem revelar se algum colaborador está passando por situações adversas e pode estar desencadeando uma depressão. – Mudança drástica de conduta – de repente alguém extrovertido passa a ficar um pouco apático; – Isolamento e não se socialização com os demais colegas; – Desenvolvimento de problemas de conduta – muitos acabam se tornando agressivos para esconder a dor; – Falta de motivação ou autoestima; – Perda drástica da produtividade e do foco durante o expediente; – Reações exacerbadas às críticas ou sugestões. Como prevenir? O primeiro passo é o reconhecimento da depressão como uma doença e não algo passageiro. Depois, o departamento de Recursos Humanos deve realizar um planejamento para que o grupo de colaboradores esteja sempre sob o olhar de um profissional. Amanda Pscheidt elencou algumas das atitudes que podem ser incorporadas às práticas empresariais: – Incluir assistência psicológica para os colaboradores; – Planejar ações para a qualidade de vida no trabalho; – Avaliar constantemente a cultura organizacional; – Praticar auto feedback; – Treinar e desenvolver funcionários; – Realizar a escuta empática de colaboradores. ,