Home Política Regional PREFEITO FALA SOBRE O BRITADOR COMPRADO PELO MUNICÍPIO, OBJETO DE COMISSÃO DA CÂMARA

PREFEITO FALA SOBRE O BRITADOR COMPRADO PELO MUNICÍPIO, OBJETO DE COMISSÃO DA CÂMARA

0

No dia 04 de outubro, o prefeito de Rebouças, Luiz Zak encaminhou a nossa redação o seguinte posicionamento:
O Britador foi comprado novo, só a carreta encima da qual o mesmo foi construído e que serve de base para o Britador é que era usada. O equipamento foi recebido e aceito pela comissão municipal de recebimento de bens e pelo próprio Paranacidade (órgão do Estado) quando foi entregue, mediante termo assinado. Com esse termo de aceitação o executivo poderia ter pago integralmente a empresa, mas como logo em seguida surgiram alguns problemas no funcionamento do bem no período de garantia, o prefeito municipal, por precaução, bloqueou 50% do valor e foi pagando parcialmente, a medida em que a empresa fazia os ajustes de funcionamento no equipamento.

Feitos esses ajustes de funcionamento pela empresa, conforme previsto na garantia, no final restou bloqueado 10% do valor do bem devido ao problema da carreta, tendo a empresa apresentado proposta de acordo para que o Município liberasse 4% e ficasse definitivamente como compensação com 6% (R$ 86.400,00). Diante disso, foi encaminhada a proposta e um projeto de lei para a Câmara autorizar um acordo pelo qual o Município ficaria com o valor de 86.400 reais bloqueado definitivamente, e a CÂMARA APROVOU, de modo que assim foi feito. Dessa forma, enquanto prefeito municipal, agi o tempo todo protegendo o Município no caso, tendo segurado o pagamento para que a empresa não tivesse a possibilidade de se esquivar das suas obrigações, mesmo havendo o termo de aceitação do bem que possibilitava o pagamento integral ao fornecedor.

Portanto, tudo foi feito de acordo com a lei, com responsabilidade e de forma transparente. Esse episódio é só mais um entre tantos outros problemas que os municípios enfrentam no dia a dia da gestão pública, ocasionado pela famosa premissa da lei de licitações que prevê “a ampla concorrência”, o que impede que os órgãos públicos possam comprar daqueles que sabidamente seriam os melhores fornecedores, o que faz naturalmente qualquer particular, pois temos que usar apenas parâmetros genéricos para as licitações, não podendo estabelecer exigências específicas sob pena de sermos acusados de “restrição a concorrência ou direcionamento” e por isso respondermos junto aos órgãos de controle, de maneira que essas situações são bem mais frequentes do que se imagina e atrapalham muito a eficiência das administrações municipais. Infelizmente, a legislação nos impede de escolher os fornecedores, temos que aceitar todos que se enquadrem nas regras gerais. Entretanto, em que pese os problemas ocorridos com o britador, a empresa quando notificada pelo Município, atendeu aos pedidos de correção que foram feitos.

Cabe salientar, por fim, que o britador está funcionando bem e atendendo a demanda do município a contento, que é o que de fato importa, conclui o prefeito Luiz Everaldo Zak.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Deputado Hussein Bakri destaca perspectivas na audiência sobre classificação do tabaco no Paraná

Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, na audiência pública neste dia 15 de abril, sobr…