Home Geral Com previsão de chuvas abaixo da média, Primavera começa com dois terços do Paraná em estiagem

Com previsão de chuvas abaixo da média, Primavera começa com dois terços do Paraná em estiagem

0

A primavera começa com dois terços do Paraná em estiagem e, segundo previsão do Simepar, a situação com relação à crise hídrica deve se manter, com projeção de chuvas abaixo da média na estação. O Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas e várias regiões, incluindo a Grande Curitiba, passam por racionamento de água. No interior do Estado, seis cidades estão com o abastecimento em dias alternados e 19 cidades em situação crítica. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, destaca que a estação vai ter chuvas abaixo da média.

No início de agosto, o governo estadual publicou o quarto decreto em sequência de emergência hídrica no Paraná, reconhecendo a gravidade da estiagem e priorizando o uso da água para abastecimento humano e dessedentação animal. Sem chuvas significativas no momento do plantio de grãos, a agricultura tem passado por perdas, com a produção sofrendo o impacto das mudanças climáticas. O milho, por exemplo, teve uma quebra de quase 60% em relação ao ano passado. De acordo com o Prognóstico Climático para a Primavera/2021 divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, de 1961 até 2020, houve uma diminuição média de 28 milímetros de chuva no país durante a estação. O levantamento ainda aponta que, na Região Sul, existe tendência significativa de elevação da temperatura durante a primavera. Por isso, a economia de água é importante, ressalta o diretor.

Entre as dicas para economizar água estão tomar banhos mais rápidos, evitar lavar carros e calçadas, lavar todas as roupas de uma só vez, e reaproveitar a água da máquina para utilizar na limpeza.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Pandemia deixa 753 crianças de até seis anos órfãs, no Paraná

Viver o luto na infância acontece de uma maneira diferente do que na vida adulta. A crianç…