Home Notícias Regionais Segunda fase do PlanificaSUS é lançada em Irati; Estado expande projeto para todas as regiões

Segunda fase do PlanificaSUS é lançada em Irati; Estado expande projeto para todas as regiões

0

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta quinta-feira, em Irati, a segunda fase do PlanificaSUS. A quarta Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso. Após dois anos, o PlanificaSUS foi expandido para as 22 Regionais no mês passado, durante o evento “Saúde em frente”. O Paraná é o único Estado da federação que optou por seguir a linha de cuidado da saúde do idoso e desde então tem se destacado no desempenho das ações em todo o território nacional. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, já havia anunciado e oficializado a participação do Paraná na segunda fase do projeto, em junho. Agora, a Secretaria dá início às atividades da nova etapa na 4ª Regional, além de implementar oficialmente nas outras regiões. O evento foi promovido para continuidade do projeto por meio da metodologia de planificação proposta pelo Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, afirmou que Governo do Estado optou por expandir o projeto graças ao excelente trabalho desempenhado em Irati.

O projeto iniciado há cerca de dois anos integra agora as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Atenção Hospitalar. Desde a implantação em Irati, a 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais são os grupos de risco e assim direcionar as ações para abranger esses grupos. Inicialmente o projeto foi desenvolvido nos municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde de Irati, que inclui Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, somando cerca de 180 mil habitantes.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou a segunda fase do PlanificaSUS nesta quinta-feira (23) em Irati. A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso.

PARTICIPAÇÕES – Estiveram presentes a deputada federal Leandre Dal Ponte; a prefeita de Fernandes Pinheiro e atual presidente do Consórcio (CIS/Amcespar), Cleonice Schuck; o prefeito de Almirante Tamandaré e presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), Gerson Colodel; a secretária municipal de Saúde de Mallet, Lorena Aparecida Soares; o prefeito de Marilândia do Sul e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Consórcio Paraná Saúde, Aquiles Takeda Filho; o prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Edemétrio Benato Junior; a prefeita de Fernandes Pinheiro e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Cleonice Schuck; o chefe de gabinete do prefeito de Rebouças, Vicente Andrade; os prefeitos Jorge Derbli (Irati); Lucinei Carlos Thomaz (Teixeira Soares); Celso Kubaski (Imbituva); Leandro Jasinski (Rio Azul); Marcelo Leite (Guamiranga); o vice-prefeito de Mallet, Francisco Makoski; a secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, Emanuelle de Matos; além de secretários municipais de Saúde, diretores das Regionais de Saúde e gestores e prestadores de Saúde de diversas cidades do Paraná.

Comentários estão fechados.

Veja Também

18-10 Vagas oferecidas pela Agência do Trabalhador, em Irati

ADMINISTRATIVO  Estagiária(o) cursando Ensino Médio, para trabalhar no período da manhã. …