Home Notícias Regionais Casos confirmados de Covid-19 sobem 150% em 14 dias em Irati

Casos confirmados de Covid-19 sobem 150% em 14 dias em Irati

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

No dia 01/07 havia em Irati, em números absolutos, 32 casos de Covid-19 confirmados. Após 13 dias, ou seja, dia 14/07, houve um aumento de 150% no número de casos, chegando a 79 confirmados no Município. A informação é do coordenador da sala de crise, o enfermeiro Agostinho Basso.

A faixa etária mais atingida em Irati corresponde a indivíduos de 20 a 49 anos de Idade.

Os grupos mais atingidos são de pessoas com morbidades cardíacas como hipertensão arterial sistólicas (HAS), diabéticos e obesos.

Segundo Basso, “como já era previsto e esperado, o mês de julho está registrando uma maior procura pelas pessoas nas unidades básicas de saúde e também na UPA. Com o inverno, diminuição da temperatura, umidade do ar e chuvas, as doenças respiratórias e gripais são mais frequentes. Com isso a procura pelo atendimento aumenta consideravelmente”. O enfermeiro acrescenta que, com o receio de contágio pela Covid-19, aumentou ainda mais a demanda nas unidades de saúde e pronto atendimento.

Em relação às pessoas atendidas até o momento, Basso explica que “é difícil dizer com exatidão, mas é possível afirmar que foram mais de 2.500 pessoas desde o início da pandemia. De março até o dia 12/07 foram descartados 587 casos incialmente suspeitos”.

O crescimento do número de infectados era esperado para essa primeira quinzena de julho, comenta o profissional. “A Secretaria de Saúde de Irati estava preparada para este pico, já que na região Sul do Brasil, com a ocorrência do inverno, há o aumento significativo das síndromes gripais, respiratórias e alérgicas”.

Segurança profissional e estrutura pronta para atuar

“A Prefeitura de Irati também investiu no enfrentamento à Covid-19 no treinamento de equipes, preparar uma unidade específica para atendimento de eventuais casos, EPIs, e equipamentos para Santa Casa”, argumenta Basso. Desde o início da pandemia, na primeira quinzena de março de 2020, a as secretarias de Saúde e de Finanças trataram de dar todo o suporte necessário para preparar os equipamentos de saúde pública, onde as principais ações foram:

– Abertura da UPA da Vila São João, um local de mais de 2.800 metros quadrados, destinado ao atendimento de urgência e emergência, e também abrigando a Unidade do SAMU.

– Implantação do SAMU (Serviço Avançado de Atendimento Médico de Urgência), uma reinvindicação antiga e necessária para o município.

– Aquisição de cinco respiradores novos que foram destinados à Santa Casa de Irati, e manutenção e recondicionamento de mais oito respiradores, sendo seis para a Santa Casa e dois para a UPA.

– Aquisição de EPIs (Equipamentos de Proteção individual) para os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde.

– Treinamento e capacitação dos colaboradores da UPA e Unidade Sentinela da Covid-19.

– Instalação de uma Unidade Sentinela específica para atendimento à Covid-19, na UBS do Loteamento Joaquim Zarpellon.

– Implantação do COAF (Centro de Operações Especiais e Fiscalização) para o enfrentamento à Covid-19.

– Implantação do sistema de transporte inter hospitalar exclusivo Covid-19, realizado pelo Estado do Paraná, pelas ambulâncias da EcoSalva, com equipe multiprofissional e atendendo a toda a região, com sede em Irati.

Além disso, Agostinho Basso ressalta que “a UPA Municipal está totalmente pronta e preparada para o atendimento inicial de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, tendo uma ala específica para este fim. Neste setor há um consultório médico exclusivo, um consultório de enfermagem exclusivo, uma sala de coleta de exames (PCR), um quarto de isolamento com respirador para ventilação mecânica e outros equipamentos, e uma enfermaria com cinco leitos para casos clínicos da Covid-19. Todos os profissionais foram capacitados para o enfrentamento da pandemia”.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito de Rebouças comentou sobre liminar que foi derrubada, a qual mantinha a atual direção do hospital

Rebouças, 20 de junho de 2024 – O prefeito de Rebouças, Luiz Zak, comentou sobre a a…