Home Notícias Regionais AMCESPAR  após reunião com prefeitos e autoridades de Saúde, emite Carta Aberta à população sobre Covid-19.

AMCESPAR  após reunião com prefeitos e autoridades de Saúde, emite Carta Aberta à população sobre Covid-19.

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Confira:
NO DIA 11 DE AGOSTO DE 2020, NA SEDE REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO SUL, EM IRATI PR, A DIRETORIA INTERINA DA AMCESPAR, REUNIDA EXTRAORDINARIAMENTE COM OS GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, COM OS SECRETÁRIOS (AS) MUNICIPAIS DE SAÚDE E AS AUTORIDADES MÉDICAS E SANITÁRIAS DA SANTA CASA DE IRATI, DA 4ª REGIONAL DE SAÚDE E CRESEMS PARA, JUNTOS ASSINAREM A CARTA DE ALERTA E REPASSAR INFORMAÇÕES À POPULAÇÃO DE NOSSA REGIONAL QUE CONTEMPLA OS 10 (DEZ) MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM A ENTIDADE MUNICIPALISTA: RESSALTAMOS QUE O ALERTA É PROVENIENTE DA NECESSIDADE DE APOIO E DO ENGAJAMENTO DA POPULAÇÃO PARA REDUZIR OS IMPACTOS DOS EFEITOS NOCIVOS DA PANDEMIA SOBRE A ESTRUTURA DE SAÚDE DE NOSSA REGIONAL, COM RISCOS DE PREJUDICAR O ATENDIMENTO À NOSSA POPULAÇÃO. ASSIM SEGUE:

ALERTAR, ORIENTAR E PREVENIR CADA CIDADÃO (Ã) SOBRE A RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA PARA MANTER AS MEDIDAS

DE PREVENÇÃO:

  1. DISTANCIAMENTO SOCIAL;
  2. USO CORRETO DE MÁSCARA
  3. LIMPEZA E DESINFECTAÇÃO DE FORMA CORRETA DAS MÃOS ÁGUA E SABÃO, ALÉM DO USO DE ÁLCOOL GEL

CONSTANTEMENTE:

EVITAR AGLOMERAÇÕES E GARANTIR VENTILAÇÃO DOS AMBIENTES, COM TOTAL ISOLAMENTO SOCIAL Às PESSOAS GRUPO DE RISCOS E OU COM COMORBIDADES.

ALERTAR PARA RESPONSABILIDADE HUMANITÁRIA DE TODOS, ENTENDER E COMPREENDER A POSIÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, QUE ATUAM DIARIAMENTE NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA E NECESSITAM DE NOSSO APOIO.

RESPEITAR ESSAS NORMAS DE SEGURANÇA COM MÁXIMO RESPEITO, HOJE ELAS REPRESENTAM O MELHOR REMÉDIO E A MELHOR VACINA PARA QUE TENHAMOS ÊXITO EM SALVAR VIDAS. CADA UM DE Nós TEM RESPONSABILIDADE EM AJUDAR

AOS SEUS SEMELHANTES NESTE MOMENTO EM QUE A VIDA (HUMANA) ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS.

GESTORES PÚBLICOS (PREFEITOS MUNICIPAIS) E AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, JUNTAMENTE, COM TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE, PRECISAM DA UNIÃO E DO ESFORÇO CONJUNTO PARA AVANÇARMOS COM MEDIDAS DE SEGURANÇA, MANTENDO O EQUILÍBRIO COM OS DEMAIS SETORES DE NOSSA SOCIEDADE, PARA QUE POSSAMOS PASSAR ESTE

MOMENTO CRÍTICO SEM COLOCAR EM RISCOS MAIS PESSOAS.

AOS EMPRESÁRIOS E EMPREENDEDORES EM GERAL O NOSSO RECONHECIMENTO AO ESFORÇO PARA MANTER AS ATIVIDADES EM FUNCIONAMENTO E CONTRIBUIR COM ECONOMIA REGIONAL. SAIBAM QUE, CAMINHAMOS TODOS JUNTOS NESTE PROCESSO ONDE, OS TRABALHADORES E TODA A SOCIEDADE, TEM SENTIDO OS NOCIVOS EFEITOS QUE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS ACARRETA EM NOSSOS LARES .COM A PERDA DE ENTES PRÓXIMOS, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO).

ATENTAR PARA AS INFORMAÇÕES – A POPULAÇÃO ESTÁ SENDO INFORMADA, DIARIAMENTE, SOBRE TODOS OS NÚMEROS DE CASOS E ÓBITOS, COM A TRANSPARÊNCIA DOS DADOS QUE DEIXAM CLARA AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO

NECESSÁRIOS PARA CADA MOMENTO. A INFORMAÇÃO TÉCNICA E A CIÊNCIA ESTÃO AO NOSSO LADO PARA O ENFRENTAMENTO DESSE CENÁRIO ÁRDUO QUE AFETA A TODOS, DEVEMOS RESPEITAR TUDO Isso E TER CLAREZA DOS FATOS.

A SANTA CASA DE IRATI TEM SEGUIDO O SEU PROTOCOLO CLÍNICO PARA O COVID- 19, RESPEITANDO AS CONDIÇÕES (CLÍNICAS) DE CADA PACIENTE, A MESMA POSSUI UM FLUXO DE ATENDIMENTO JUNTO AOS MUNICÍPIOS DA AMCESPAR, MAS NECESSITA QUE FAÇAM RESTRIÇÕES E PERMANEÇAM EM ISOLAMENTO SOCIAL O MÁXIMO QUE POSSÍVEL NOS PRÓXIMOS MESES, POIS, MESMO COM TODO PROTOCOLO OS RISCOS DE FALTA DE ATENDIMENTO É EMINENTE.

A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE (SESA) UTILIZA DA SUA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA GARANTIR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DOS NOSSOS MUNICIPIOS, O ATENDIMENTO DA COVID 19 EM LEITOS CLÍNICOS E LEITOS DE UTI SE UTILIZAM DOS PROTOCOLOS E PORTARIAS ESTABELECIDOS, MAS TUDO Isso, NÃO SURTIRÁ EFEITO SE A POPULAÇÃO NÃO CONTRIBUIR COM AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E ISOLAMENTO SOCIAL.

A 4ª REGIONAL DE SAÚDE, TEM FEITO UM TRABALHO EM CONJUNTO COM OS MUNICÍPIOS, PRESTADORES DE SERVIÇO E TODA EQUIPE DE VIGILÂNCIA DE ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE PARA MONITORAMENTO DO AVANÇO DOS CASOS DE CONTÁGIO EM NOSSA REGIÃO. PARA Isso, MANTÉM CONTATO DIÁRIO COM ENCAMINHAMENTO DOS TESTES E PLANTÃO DE ATENDIMENTO, DE SEGUNDA FEIRA A SEGUNDA FEIRA, PARA GARANTINDO O ENVIO DAS AMOSTRAS DOS TESTES EM

CONDIÇÕES DE TRANSPORTE E TEMPO CONDIZENTE PARA CONTROLE DA GESTÃO SOBRE A SAÚDE. OS DADOS E INFORMAÇÕES SÃO PRIMORDIAIS PARA CONSEGUIRMOS MONITORAR E BUSCAR CONTER O AVANÇO DESSA DOENÇA EM NOSSA REGIÃO.

HOJE, A SANTA CASA DE IRATI, HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA NOSSA REGIÃO (PARA O COVID-19) TEM 04 (QUATRO) LEITOS DE UTI (UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO) E 04 (QUATRO) LEITOS CLÍNICOS HABILITADOS PARA ATENDER OS PACIENTES COM COVID-19). ALERTAMOS, A TODOS, QUE ESSES LEITOS TÊM SE MANTIDO SEMPRE OCUPADOS, E, ASSIM, DEMANDANDO

DA CENTRAL DE REGULAÇÃO PARA ENCAMINHAR NOVOS CASOS PARA OUTROS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA. OU SEJA ESTAMOS COM LOTAÇÃO MÁXIMA CONSTANTEMENTE E SEM LEITOS PARA ATENDIMENTO DE NOSSA POPULAÇÃO. NÃO QUEREMOS QUE NOSSA POPULAÇÃO FIQUE ENFERMA E NÃO TENHA TRATAMENTO ADEQUADO, A ATENÇÃO REDOBRADA NESSE MOMENTO SE FAZ NECESSÁRIA.

QUANTO AO USO DE MEDICAMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO AO COVID-19, QUEREMOS GARANTIR AO MÉDICO E PACIENTE QUE ESTA RELAÇÃO SIGA O QUE É GARANTIDO PELO CONSELHO DE CLASSE MÉDICA (CRM), SEGUINDO TODAS AS

NORMAS LEGAIS ESTABELECIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANVISA E SESA

É NECESSÁRIA A UNIÃO DE TODOS, DEVEMOS DEIXAR AS NOSSAS DIFERENÇAS PESSOAIS E ENFRENTARMOS (JUNTOS) OS DESAFIOS NESTE MOMENTO DE PANDEMIA MUNDIAL, O NOSSO INIMIGO ESTA LÁ FORA E GANHA UMA DISPUTA A CADA DIA, A FRAGILIDADE TOMOU CONTA DE TODOS OS NOSSOS ANSEIOS E SONHOS: SENTIMO-NOS AMEAÇADOS NAQUILO QUE NOS É MAIS PRECIOSO:

A VIDA ESSE ALERTA VALE UMA VIDA, TALVEZ A SUA, QUE LÊ ESSA CARTA HOJE.

ASSINAM A PRESENTE CARTA:

LUIZ VANDERLEI KAVA – PRESIDENTE INTERINO DA AMCESPAR

JUNIOR BENATO – PREFEITO DE INÁCIO MARTINS

JORGE DERBLI – PREFEITO DE IRATI

CLEONICE SCHUK – PREFEITA DE FERNANDES PINHEIRO

LUIZ EVERALDO ZAK – PREFEITO DE REBOUÇAS

RODRIGO SOLDA – PREFEITO DE RIO AZUL

MOACIR SZINVELSKI -PREFEITO DE MALLET

LULA TOMAZ – PREFEITO DE TEIXEIRA SOARES

ANGELO MACHADO -PREFEITO DE GUAMIRANGA

BERTOLDO ROVER – PREFEITO DE IMBITUVA e PRESIDENTE DO – Consórcio Intermunicipal de Saúde ADELMO KLOSOWSKI PREFEITO DE PRUDENTÓPOLIS.

LORENA A. SOARES – PRESIDENTE DO CRESEMS – Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde

DRP LADISLAU OBRZUT – PRESIDENTE PROVEDOR DA SANTA CASA DE IRATI

WALTER H. TREVISAN – CHEFE DA 4 a REGIONAL DE SAÚDE.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Advogado e vereador alerta sobre golpe utilizando seu nome

Na noite do dia 10 de Abril, o advogado e atual vereador de Rebouças, Claudemir dos Santos…