Home Geral Sistema judiciário tem aumento de produtividade com teletrabalho

Sistema judiciário tem aumento de produtividade com teletrabalho

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O Tribunal de Justiça do Paraná deve manter o trabalho por videoconferência mesmo após a pandemia. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça do estado (TJPR), desembargador Adalberto Jorge Xisto, durante um seminário online sobre os resultados das atividades remotas no judiciário brasileiro.

No estado, houve um aumento de produtividade de 40% no Poder Judiciário. Entre 16 de março e 9 de agosto, foram realizados mais de 3,3 milhões de atos processuais de forma remota. O teletrabalho foi estabelecido em março pelo Decreto Judiciário nº 172/2020, que determinou o fechamento dos edifícios da Justiça estadual como medida de prevenção à disseminação da COVID-19.

Durante o seminário, o desembargador afirmou que, mesmo com o retorno das atividades presenciais, a ideia é manter as videoconferências.


Em nível nacional,  Entre 1º de maio e 4 de agosto foram realizadas mais de 366 mil videoconferências por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais, a maioria voltada para realização de audiências e sessões de julgamentos.

O trabalho está sendo realizado por meio de uma parceria entre o CNJ e a empresa Cisco Brasil, que estendeu o prazo de utilização da ferramenta até dezembro de 2020, sem custo ao usuário. Segundo Xisto, o sistema digital ajudou a agilizar os trabalhos.

Os tribunais de Justiça estaduais foram responsáveis pela criação do maior número de salas de reuniões: 13.689. Eles são seguidos pelos tribunais regionais do Trabalho (TRTs), com 4.871, os tribunais regionais federais (TRFs), com 1.361, os tribunais regionais eleitorais (TREs), com 278, os tribunais superiores, com 52 salas, e os tribunais militares, com 62 salas.

com informações BandNews

Comentários estão fechados.

Veja Também

Alerta amarelo: PR tem ventos intensos e possibilidade de alagamentos na segunda

O Paraná vai entrar em alerta amarelo a parti das 0h, desta segunda-feira (8). O aviso é d…