Home Geral Aliel entrega homenagem em audiência com Papa Francisco

Aliel entrega homenagem em audiência com Papa Francisco

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Parlamentar, que é presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, entregou o Prêmio Zilda Arns em audiência oficial no Vaticano

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) entregou nesta quarta-feira, 20, no Vaticano, uma homenagem concedida pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) ao Papa Francisco. A indicação do Papa partiu do presidente Aliel, e a votação para validar a escolha ocorreu no dia 22 de agosto deste ano. A escolha de homenagear Francisco evidencia o trabalho de enorme relevância mundial em defesa dos idosos que o Pontífice realiza.

Presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o deputado paranaense falou sobre a emoção do encontro. “Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Tivemos, junto com outros parlamentares, a oportunidade de ter uma audiência com o Papa Francisco. O tema da nossa audiência foi o direito da pessoa idosa e os desafios que nós temos no nosso país.  O papa falou da luta que devemos ter em defesa dos mais humildes, dos mais pobres. Além disso, fiquei muito honrado porque ele agradeceu por ter entrado na política e por lutar pelos que mais precisam”, revelou Aliel.

Durante o encontro, o parlamentar entregou ao papa a homenagem concedida pela Cidoso, o Prêmio Zilda Arns.  O Prêmio é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas e consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados. Seu nome homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitárias, uma das fundadoras da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns também trabalhou no Ministério da Saúde.

Os deputados entregaram ainda uma carta em italiano sobre a importância da luta pela ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos. Após a audiência com os brasileiros, que durou cerca de 30 minutos, o papa Francisco se dirigiu para a audiência geral, que ocorreu na Praça São Pedro, com a presença de centenas de fieis. Durante a fala, o papa agradeceu e fez questão de citar o encontro com os parlamentares brasileiros. “Antes de vir para cá, tive uma reunião com legisladores brasileiros que trabalham para os pobres, que tentam promover os pobres com assistência e justiça social. E eles não se esquecem dos pobres: eles trabalham para os pobres”, contou Francisco, ao concluir a catequese ao dizer da importância do testemunho que escutou do trabalho que este grupo faz pelos mais necessitados, e fez um convite: “não se esqueçam dos pobres, porque serão eles que abrirão a porta do céu”.

O grupo de deputados da missão oficial da Câmara é composto por sete Deputados Federais que fazem parte da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso): Aliel Machado, Castro Neto, Reimont Otoni, Flávia Morais, Simone Marquetto, Leandre dal Ponte e Zé Catedral.

Comentários estão fechados.

Veja Também

RS-Microexplosão causa estragos em cidade gaúcha

Temporal com granizo afeta milhares e deixa rastro de destruição São Luiz Gonzaga, uma cid…