Home Política ASSEMBLEIA RECEBE REIVINDICAÇÕES DA POPULAÇÃO DE FAZENDA RIO GRANDE DURANTE SESSÃO ESPECIAL

ASSEMBLEIA RECEBE REIVINDICAÇÕES DA POPULAÇÃO DE FAZENDA RIO GRANDE DURANTE SESSÃO ESPECIAL

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A sexta edição da Assembleia Itinerante, realizada nesta quarta-feira (20), em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), marcou mais uma etapa do projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população. Realizado durante a 2° ExpoFazenda, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por representantes da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, câmara de vereadores, entidades de classe, associações e membros da sociedade civil organizada da região. Os documentos foram recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

As demandas foram entregues pelo prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, e pelo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti. Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região levando para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Também durante a solenidade, 55 personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa.

O presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano, destacou que o processo de interiorização da Assembleia torna o Legislativo paranaense uma referência para o país, com o reconhecimento da sociedade.  “A Assembleia Itinerante é uma forma de demonstrar o respeito que o Poder Legislativo tem pela população. Estamos na presença do povo para ouvi-lo. Assim escrevemos uma história, atendendo o interior do Paraná para que todos se sintam dentro da Assembleia. Hoje, a Assembleia é uma referência para todo o Brasil. Fizemos pesquisa para avaliar o que a sociedade pensa. A grande aprovação é um trabalho de todos os deputados. Superamos a casa de 40% de aprovação da população. Isso por que estamos mais próximos dela, com ações de interiorização”, avaliou.

O primeiro-secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, destacou a importância de a iniciativa discutir todas as regiões do Estado ao lado da população. “Estamos iniciando a sexta edição da Assembleia Itinerante comemorando. Podemos dizer que a iniciativa atingiu o seu objetivo de estar mais próximo da população, dando a oportunidade de interação com aqueles que não conseguem ir até o prédio do Parlamento. Agora podemos dizer que a população do Paraná tem mais informação do que acontece dentro da Assembleia Legislativa. O aumento dos índices de aprovação se dá por que a população saber o que acontece lá. E isso ocorre por que todos os deputados deram a condição de realizarmos a Assembleia Itinerante”, explicou.

Na leitura do prefeito Marco Marcondes, a sessão da Assembleia no município deverá “render bons frutos”. “O que mais fico radiante é que temos a possibilidade de presentear a população com nossos representantes eleitos. A sociedade tem a chance de endossar os pedidos que estamos encaminhando aos nossos parlamentares. Com a vinda de 20 deputados, sinto que nossa cidade está muito mais forte”, observou.

Principais demandas

Entre as principais demandas recebidas pelo Legislativo estão a construção de uma sede para abrigo temporário para mulheres vítimas de violência; o aporte financeiro para subsidiar a implementação da educação em período integral; a destinação de recursos para a implementação do sistema de monitoramento e vigilância e a construção da nova sede da Guarda Municipal. Além disso, estão entre as reivindicações a destinação de maquinário e de equipamentos em geral para atendimento na área da saúde e verbas de custeio para Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Na área de infraestrutura, as entidades requerem a construção de trincheiras no perímetro urbano do município na BR-116; a construção de colégio estadual no bairro Gralha Azul; a construção de novos batalhões do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além da implantação de uma grande ligação viária criando uma perimetral interbairros na área central de Fazenda Rio Grande e a implantação de ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade.

As entidades também pedem a implantação de novas creches e de uma nova unidade de ensino técnico profissionalizante; um hospital de grande porte com maternidade para atender gestantes e doenças de maior complexidade; a destinação de equipamentos para as salas de atendimentos clínicos e equipamento para a triagem e reciclagem de materiais recicláveis.

Os documentos com as sugestões foram encaminhados pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande, pela Câmara Municipal, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande (PROFAZ), pelo Rotary, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), pela Associação Vale Benção e pela Associação dos Recicladores de Fazenda Rio Grande.

Representação

Os deputados que representam a Região Metropolitana participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios. Deputado de Fazenda Rio Grande, Alisson Wandscheer (Solidariedade) agradeceu a presença da população e elogiou o sucesso da interiorização da Assembleia Legislativa. “Quanto mais próximo estivermos do povo, mais iremos acertar no nosso trabalho como deputado”, afirmou.

A deputada Ana Julia (PT) frisou a importância de Fazenda Rio Grande para o Estado. “Este é um município importante para o Paraná. Temos o orgulho de participar desta festa, com a política sendo construída para o povo. É um orgulho ver o crescimento de Fazenda Rio Grande”. Já o delegado Tito Barichello (União) lembrou a necessidade de ampliar a segurança na região. “Como delegado, meu compromisso é com a segurança. Por isso estamos trabalhando para criação de um cinturão de segurança em Curitiba e região metropolitana”.

O deputado Denian Couto (PODE) destacou a importância de a Assembleia estar junto da comunidade. “A Assembleia Itinerante é uma excelente oportunidade para que os deputados ouçam a população. A capital e os municípios da região metropolitana somam mais de 3,5 milhões de pessoas. O evento em Fazenda Rio Grande possibilita que o cidadão leve suas demandas ao parlamento. A boa política se faz perto da população”. Por outro lado, o deputado Gilberto Ribeiro (PL) lembrou a necessidade de investimento em educação na região metropolitana.

A deputada Márcia Huçulak (PSD) relembrou que Fazenda Rio Grande é um dos municípios que mais cresceram nos últimos anos e precisa de atenção do poder público para continuar oferecendo qualidade de vida ao cidadão. “É uma alegria muito grande estar na Fazenda Rio Grande. Além da cidade que mais cresce no Paraná, é uma cidade que oferece qualidade de vida para todos os seus moradores”. Já a deputada Marli Paulino (Solidariedade) frisou a importância de a Assembleia trabalhar em prol dos municípios. “Como deputada, estamos trabalhando muito, pois sabemos o que os municípios precisam”.

Para o deputado Requião Filho (PT), as ações da Assembleia transformam a realidade local. “Estamos trazendo o trabalho da Assembleia para Fazenda Rio Grande. O trabalho da Assembleia, quando bem feito, faz a diferença e traz mudanças reais para cada uma das pessoas que estão aqui hoje”, disse. Já o deputado Tiago Bührer (União) elogiou a realização da ExpoFazenda e a participação da Assembleia no evento. “Vemos sonhos sendo realizados nessa festa hoje. Temos uma integração metropolitana, com a Assembleia mais próxima da população”.

A deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) destacou a sessão de interiorização e lembrou que todas as mulheres podem representar a população em cargos públicos. “Queira falar para as mulheres que vocês podem estar aqui. Nós mulheres também podemos ocupar os cargos na política”. A deputada Flavia Francischini (União) também reforçou as ações de interiorização. “Este time de deputados faz a diferença para o Estado. Sabemos como é importante estarmos próximos da população vendo suas carências. Nada mais justo que estarmos aqui”, encerrou.

Destaque

O vice-governador Darci Piana também participou da sessão especial. Ele afirmou que a Assembleia Legislativa tem ajudado o governo estadual. “Tudo o que está sendo feito aqui no Paraná passa pela Assembleia. Isso é fruto da união que temos com os deputados. Além disso, este programa de interiorização é uma oportunidade oferecida à população para conversar diretamente com os deputados e se tornou uma referência extraordinária no país inteiro”, disse.

O deputado federal Toninho Wandscheer comentou a situação de destaque do Paraná no cenário nacional. “Temos uma parceria com o governo do Estado fazendo com que o Paraná cresça. Estamos aqui hoje para mostrar este trabalho. Essa é a política que transforma a sociedade, com uma Assembleia que conversa com o povo”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento os deputados Moacyr Fadel (PSD), Matheus Vermelho (PP), Gilson de Souza (PL) e Adão Litro (PSD). Participaram ainda da solenidade o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o secretário da Justiça e Cidadania, Santi Roveda, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas dos municípios da região.

Homenageados

Como ocorre em todas as sessões especiais da Assembleia Itinerante, os parlamentares homenagearam personalidades de destaque na sociedade das regiões onde a interiorização é realizada. Os nomes são escolhidos pelos deputados que representam a região. Na Região Metropolitana de Curitiba, os eleitos para receber diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa se destacam em diversas áreas, que vão desde a religiosa, passando pelo segmento empresarial, da educação e da política.

Os deputados Alexandre Curi (PSD) e Alisson Wandscheer (Solidariedade) destacaram, entre seus homenageados, personalidades civis e religiosas. Entre os celebrados da sociedade civil estão o empresário do ramo imobiliário e construção civil, Evalzio Luiz Androchechen; o professor e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; o empresário do agronegócio, Marcelo de Godoy Oliveira; o prefeito do município da Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes; o diretor do Colégio Estadual Doutor Décio Dossi, professor Marcelo Felix Pereira; o empresário da indústria Rafael Abage; o pró-reitor de Graduação da Uninter, Rodrigo Berté; o empresário Saul Domingos Carelli e a servidora pública da Saúde, Sueli Duarte.

Já as autoridades religiosas agraciadas com Menção Honrosa pelos parlamentares estão o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, padre Leonardo Cruz Perez; o pároco da Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, padre Valter de Jesus Souza; o presidente do Campo Eclesiástico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Fazenda Rio Grande, pastor Dênio Staner Storbem (também homenageado pela deputada Cantora Mara Lima); o líder da Igreja Evangélica Bola de Neve no município, pastor Fábio Heitor Alves Okazaki; o líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, pastor José Gevanilson da Silva e a mentora da Associação Vale da Benção, pastora Zita Ribeiro Ramos.

A deputada Ana Julia (PT) agraciou com diploma de Menção Honrosa o escritor e poeta Gilmar Chiapetti; o compositor, produtor, cantor e dançarino José Renato Sales da Silva; a ex-presidente da Associação de Moradores da Vila 1º de Maio, Maria Aparecida dos Santos; a professora da rede estadual de ensino, Vera Lúcia da Silva França e o coordenador de handebol e técnico das equipes de base do município de Fazenda Rio Grande, professor Willian Fernando Batista.

O deputado Tito Barichello (União Brasil) homenageou o policial militar do 17º BPM da 4ª Companhia da Fazenda Rio Grande, sargento Cesar Ricardo Ferreira; o diretor do Colégio Estadual Fazenda Rio Grande, professor José Roberto Zanchi; a comandante da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, Maria Natalina Malaquias; o delegado de Polícia do Paraná, Paulo Cesar Eugenio Ribeiro e o professor da Faculdade Unypública e advogado, Rejomar Lopes de Andrade.

Já o deputado Denian Couto (Pode) prestou homenagem à pioneira e líder comunitária, Adelina Martins Dal Forno; ao delegado de Polícia e vereador Michel Teixeira; ao empresário Markenson Marques; ao pastor Luiz Vagner Orlando; e ao professor e vereador de Araucária, Valter Fernandes.

O deputado Gilberto Ribeiro (PL) homenageou o empresário e ex-vereador Ademir Francisco; à fundadora da Apae de Fazenda Rio Grande, Anete Maria Benatto; ao empresário e psicultor Francisco Elói dos Santos; ao líder comunitário José dos Passos; e ao empresário Sérgio Castro.

Ainda na solenidade, a deputada Márcia Huçulak (PSD) prestou homenagem à empresária Ângela Maria Nichele; ao Coletivo Inclusão, que promove gratuitamente no município ações de educação, cultura, saúde e esporte; à presidente da ACINFAZ, Maria Lucélia Pelanda; ao empresário Paulo Irineu Pelanda; e ao deputado federal Toninho Wandscheer.

A deputada Marli Paulino (Solidariedade) escolheu homenagear empreendedores e empresários que contribuem para o desenvolvimento e a geração de empregos em Pinhais como Antonia Ana Huscher; os sócios da loja Eletrorastro Laudemir Benete e João Batista do Prado; o empresário Claudio Victor Siedel; e a senhora Marcia Munaro.

O deputado Requião filho (PT) entregou homenagens ao médico Demetryus do Paraná Schila; ao ex-vereador e ex-prefeito de Campo Largo Edson Darlei Basso; ao consultor ambiental Hino Dirlei Falat Pereira de Souza; ao juiz aposentado e ex-prefeito de Balsa Nova Luiz Cláudio Costa; e ao ex-vereador de Mandirituba e gestor público Silvio Galvan.

O deputado Tiago Büher (União) homenageou a presidente da ONG Falando sobre o autismo, Antônia Cia; o radialista Pedro Bala, representando o jornal O Repórter; o professor e idealizador da Taça Paraná de Voleibol, Josmar Coelho; o fundador do portal São José Alerta, Eliel Rogenski; e o advogado Guilherme Kovalski Lima, de São José dos Pinhais, uma das vítimas mais graves da Covid no Brasil, ficando internado por 219 dias e tendo de passar por 18 cirurgias durante a recuperação.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Nenhum estado tem um sistema de defesa para a pessoa hipossuficiente como o Paraná, avalia Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) representou a Assembleia Legislativa na posse do n…