Home Saúde AGORA SÓ FALTA ISSO! Anvisa investiga caso de superfungo mais temido do mundo em hospital da Bahia

AGORA SÓ FALTA ISSO! Anvisa investiga caso de superfungo mais temido do mundo em hospital da Bahia

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Superfungo responsável por infecções hospitalares no mundo todo pode ter chegado ao Brasil.

O candida auris foi identificado em amostra de ponta de cateter de paciente adulto internado na UTI, em hospital da Bahia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, informa que ele é considerado um dos mais temidos do mundo e representa uma séria ameaça à saúde pública.

Resistente a medicamentos, a infecção provocada pelo superfungo pode ser fatal e a estimativa é que tenha provocado a morte de 30 por cento a 60 por cento dos pacientes.

A amostra onde ele foi encontrado foi analisada pelo Laboratório Central da Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz, em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo.

De acordo com a BBC News, a Anvisa vai realizar novas análises para verificar a sensibilidade e resistência do fungo, entre outros detalhes.

A agência emitiu um alerta para todos os serviços de saúde do País e adotou medidas de controle e prevenção, para prevenir novos casos.

O candida auris sobrevive em superfícies por um longo tempo e não é eliminado do ambiente hospitalar com desinfetantes comuns, é preciso utilizar produtos químicos adequados.

Ele foi identificado pela primeira vez em 2009, no canal auditivo de uma paciente do Japão.

Depois disso, foram relatados casos em países como Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Reino Unido, entre outros.

A Anvisa alerta que o pode ser facilmente confundido com outros fungos, o que dificulta a identificação.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Secretária de Saúde rebate comunicado do Hospital Darcy Vargas

Ela contesta a publicação do hospital, que a alegada justificativa para a demora no atendi…