Home Política Regional 12-08 Política Reboucense

12-08 Política Reboucense

0

SOBRE LIMPEZA DE FOSSAS – Durante Reunião da Câmara Municipal de Rebouças, em 10 de agosto, o vereador João Kosak apresentou requerimento solicitando ao Executivo, que seja visto a possibilidade de realizar o serviço de limpeza das fossas, tanto na área urbana, quanto rural pela referida Secretaria. “Tendo em vista que não existe rede de esgoto em toda a área urbana do nosso município, e muitos proprietários de imóveis tem dificuldade em encontrar pessoas que realizem esse tipo de serviço, causando assim, transtornos para os cidadãos que possuem fossa em suas propriedades”, justificou o vereador.
Em aparte, o vereador Jaderson Molinari comentou de que o município não tem condições financeiras de adquirir um coletor de resíduos de fossas, em virtude o alto custo (350 mil). Mas lembrou que no Portifólio do Governo do Estado do Paraná, há esse tipo de equipamento. “Creio que seja oportuno unirmos forças políticas junto aos nossos representantes em nível estadual, para que possam incluir Rebouças para ser contemplado com esse tipo de equipamento”, comentou Jaderson.
Ele lembrou que no passado havia esse tipo de prestação de serviço realizado no município, porém, na atualidade demanda de várias questões burocráticas e técnicas junto a SANEPAR, para que o município possa realizar essa atividade.
Jaderson, na mesma oportunidade ainda fez um relato de que em apenas nesses seis primeiros meses, por meio de contato dos membros da bancada do PROS, foi obtido junto a esfera federal, recursos na ordem de dois milhões e quinhentos mil reais em equipamentos para o município.

VISTORIA NO GINÁSIO DE ESPORTES CAMILÃO – O vereador Bepinho Júnior apresentou requerimento solicitando à Mesa Executiva que indique 02 (dois) vereadores, além do requerente, para visitar as dependências do Ginásio de Esportes Camilão com a finalidade de acompanhar a execução da obra de reforma. “Estou preocupado com a morosidade da realização dessa obra. Sei que em virtude da pandemia, grande parte das ações acabaram sendo prejudicadas, mas se faz necessário, até pelo fato de que tenho recebido vários questionamentos de parte da população, sobre a mesma”, comentou Bepinho.
Em aparte, o vereador Ricardo Hit Júnior parabenizou o vereador pela iniciativa e sua preocupação; e se colocou a disposição para fazer parte da comitiva, com o intuito de realizar essa vistoria junto ao Ginásio de Esportes Camilão.
Bepinho ainda solicitou que seja feita a complementação com pedras ou um calçamento no passeio lateral da Escola Prof. Maria Ignácia, na Rua Argemiro de Paula. Bem como a instalação de redutor de velocidade em frente a Auto Escola Coltro, na Rua Argemiro de Paula. De acordo com o vereador, pede-se urgência no atendimento dessa solicitação, pois o local é de grande fluxo de veículos.

VEREADORA APOIA REQUERIMENTOS APRESENTADOS – A vereadora Elizabete Piani, ao fazer uso da Palavra Livre, parabenizou seus colegas, que apresentaram os requerimentos, e destacou alguns, entre eles, do vereador João Kosak, sobre a aquisição de um equipamento para realização de limpeza de fossas sépticas. “Cito como exemplo, várias residências do quadro urbano, onde os terrenos são de proporções pequenas, e os proprietário não tem condições de construir uma outra fossa em anexo; sendo que as que já existem, muitas vezes estão cheias. O ideal realmente seria a ampliação da rede coletora de esgoto sanitário, mas essa é uma obra cara; estamos lutando para isso. Mas, até que se consiga, realmente seria interessante o município disponibilizar de um equipamento como esse para atender a população”, justifica a vereadora.

INVESTIR NA CULTURA – O vereador Ricardo Hirt Júnior citou que em breve estará ingressando na Casa, com o projeto que busca alavancar o setor de Cultura no município. “Tudo é necessário, inclusive investimentos e apoio nesse setor, para como exemplo incentivarmos nossos jovens para esse segmento”, destacou ele.

INTERNET PARA O INTERIOR – O vereador Claudemir Herthel comentou que está ingressando na Casa, com Anteprojeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a instalar pontos de internet sem fio gratuito em pontos específicos nas localidades do interior do município.
“Hoje nós sabemos que a comunicação está muito avançada. Porém, o aparente acesso fácil a esse tipo de ferramenta de comunicação ainda é um dos maiores desafios, e pudemos observar agora, com a pandemia do novo coronavírus. Sei que é um projeto que demanda de recursos, mas eventuais parcerias, com capelas do interior em que pudesse como exemplo serem locais para instalação de pontos de sinal de internet, seria uma possibilidade para que todos estejam conectados pela internet. Isso porque por meio da comunicação digital, a população tem acesso mais fácil, como exemplo, às políticas de assistência econômica e social, à informação, à saúde, ao entretenimento, à educação, dentre diversos outros serviços essenciais para o desenvolvimento do indivíduo”, embasa o vereador.
Ainda na mesma reunião foram colocados discussão, sendo aprovados:

-SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 033/2021 – DO EXECUTIVO MUNICIPAL, cuja súmula:
“Dispõe sobre a estrutura administrativa do Município de Rebouças e dá outras providências”.
Pareceres: em discussão… Deliberação em única votação
Projeto 033/2021: em discussão… Deliberação em 1.ª VOTAÇÃO

-PROJETO DE LEI Nº 034/2021 – DO EXECUTIVO MUNICIPAL, cuja súmula:
“Dispõe sobre o Plano Plurianual de Governo do Município de Rebouças para o período de 2022 a 2025”.
Pareceres: em discussão… Deliberação em única votação
Projeto 034/2021: em discussão… Deliberação em 1.ª VOTAÇÃO

-PROJETO DE LEI Nº 035/2021 – DO EXECUTIVO MUNICIPAL, cuja súmula:
“Dispõe sobre as diretrizes para elaboração do Orçamento do Município de Rebouças para o exercício financeiro de 2022 e dá outras providências”.
Pareceres: em discussão… Deliberação em única votação
Projeto 035/2021: em discussão… Deliberação em 1.ª VOTAÇÃO
– EMENDA MODIFICATIVA N.º 001/2021 AO Projeto de Lei 035/2021, cuja súmula:
“Modifica o texto do Artigo 12 no Projeto de lei 035/2021”.
Pareceres: em discussão… Deliberação em única votação
Emenda 001/2021: em discussão… Deliberação em ÚNICA VOTAÇÃO
– EMENDA ADITIVA N.º 002/2021 AO Projeto de Lei 035/2021, cuja súmula:
“Adiciona texto no Artigo 22 do Projeto de Lei n.º 035/2021”.
Pareceres: em discussão… Deliberação em única votação
Emenda 002/2021: em discussão… Deliberação em ÚNICA VOTAÇÃO
AS EMENDAS aprovadas …….SERÃO INCORPORADAS AO Projeto de Lei 035/2021- PROJETO DE LEI Nº 036/2021 – DO EXECUTIVO MUNICIPAL, cuja súmula:
“Dispõe sobre a aquisição e doação de bens móveis incorporáveis ao patrimônio público do Munícipio de Rebouças-PR”.
Pareceres: em discussão… Deliberação em única votação
Projeto 036/2021: em discussão… Deliberação em 1.ª VOTAÇÃO

 

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Em dia histórico para a Unespar de União da Vitória, Hussein Bakri entrega obra do primeiro bloco, assegura recursos para segundo prédio e inicia luta pelo curso de Direito

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputad…