Home Geral Violência na infância pode desencadear transtornos mentais

Violência na infância pode desencadear transtornos mentais

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Os maus-tratos no período da infância têm influência direta no desenvolvimento cerebral, dificultando a resposta biológica ao estresse e sendo um fator relevante para o diagnóstico de transtornos psiquiátricos, é o que mostra um estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Investigação Biomédico de Madrid, na Espanha. A relação da criança com os pais ou cuidadores também têm impacto direto na percepção que ela terá sobre ela mesma, destaca a psicóloga e especialista em saúde mental, Sabrina Camargo Silva Leva.


De acordo com o estudo, crianças e adolescentes que viveram experiências de maus-tratos encontram maior dificuldade para administrar situações emocionais e comportamentais. Isso porque diante dessas situações, o cortisol – hormônio ativado para que possamos enfrentar situação de estresse -, não aumenta como deveria. Segundo a especialista, situações de violência podem desencadear doenças mentais mais sérias.

 Sabrina alerta que situações de maus-tratos não envolvem apenas violência física, mas inclusive violência psicológica, uma linguagem agressiva, além da falta de afeto e de atenção.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Após engasgo com carne, Wilson Fittipaldi não resiste e morre em São Paulo aos 80 anos

O automobilismo brasileiro perdeu uma de suas figuras mais marcantes nesta sexta-feira (23…