Home Política Regional Prefeito e Vereadores de Rebouças discutem impacto da nova lei sobre o tabaco com lideranças locais e confirmam apoio à participação em audiência pública regional

Prefeito e Vereadores de Rebouças discutem impacto da nova lei sobre o tabaco com lideranças locais e confirmam apoio à participação em audiência pública regional

0

Por: Clayton Burgath – jornalista

Nesta  segunda-feira, dia 7 de abril, os vereadores reboucenses Vicente Cardoso e Marco Antonio Wszolek participaram de uma importante reunião no gabinete do prefeito Laercio Cipriano, que tratou sobre os impactos da Lei Estadual nº 119/2023, a qual trata da classificação do tabaco nas propriedades dos produtores rurais. A reunião contou também com a presença do vice-prefeito Mauro Paluch Filho, do assessor do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, Joaquim Carlos Franco, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rebouças, Vanderson de Andrade.

A Lei 119/2023 visa obrigar as empresas do setor de tabaco a realizarem a classificação da folha diretamente nas propriedades dos fumicultores. A proposta tem como objetivo garantir maior transparência e justiça na relação comercial entre as empresas e os produtores rurais, beneficiando diretamente as cerca de 28 mil famílias que cultivam fumo no estado do Paraná.

“A fumicultura é uma das bases econômicas de Rebouças e de muitos municípios da nossa região. Por isso, é essencial que o produtor rural tenha voz e participe desse processo de forma ativa”, destacou o vereador Vicente Cardoso.

Durante o encontro, os vereadores trataram também da audiência pública que acontecerá no dia 08 de abril, na sede da AMCESPAR (Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná), localizada na Rua Conselheiro Zacarias, 628, em Irati. A reunião foi convocada pela presidência e administração da AMCESPAR/CONDER, com o objetivo de reunir prefeitos, vereadores, lideranças e produtores de tabaco para discutir os efeitos da nova legislação.

Conforme ofício emitido pela entidade, nesta audiência em Irati serão discutidos os objetivos da lei, os aspectos jurídicos e regulamentos, bem como os impactos econômicos e sociais para os produtores, além de sugestões e propostas da sociedade civil.

Além disso, os vereadores reforçaram a importância da participação de produtores de tabaco de Rebouças na audiência pública estadual que ocorrerá no dia 15 de abril de 2025 na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba, onde o tema será debatido em nível estadual com a presença de parlamentares e representantes do setor agrícola.

“O município vai disponibilizar ônibus para levar os fumicultores que desejarem acompanhar de perto essa discussão em Curitiba. É fundamental que os produtores estejam presentes e tragam sua visão sobre o tema”, afirmou o vereador Marco Antonio Wszolek.

A atuação e o diálogo com lideranças sindicais e representantes estaduais, mostra o comprometimento com a defesa dos interesses dos agricultores locais e com o fortalecimento do setor fumageiro.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rio Azul – Projeto “Show de Prêmios – Natal Premiado” quer incentivar comércio e contribuintes

Prefeitura protocola proposta que visa fortalecer o comércio local, aumentar a arrecadação…