Home Notícias Regionais Rio Azul prepara-se para receber atendimentos do SAMU

Rio Azul prepara-se para receber atendimentos do SAMU

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O município será uma subsede, atendendo os municípios de Rebouças e Mallet

Desde 2018, o município vem realizando tratativas, e assinou a adesão para atendimentos realizados pelo “Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosane Popovicz Shirlo, no dia 09 de novembro daquele ano, o município assinou seu ingresso junto ao “Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CimSAMU).
“Após todo esse período de tratativas, no último dia 04 de setembro, recebemos a visita da coordenação do SAMU, onde realizamos o Contrato de Programa”, informa Rosane.
Com isso o serviço passa a ser disponibilizado ao município. “Já realizamos testes de chamada de emergência, para o número 192, de atendimento do SAMU. Assim já passamos a contar com o serviço, caso necessário de transporte de pacientes via UTI Móvel, ou serviço aeromédico”, explica a secretaria.
“Na prática irá funcionar da seguinte forma; como exemplo, se uma pessoa chaga até o hospital local com Infarto Agudo do Miocárdio, a casa hospitalar aciona a Central de Leitos. Havendo demora junto a Central a vaga para o paciente, o próprio médico do hospital pode acionar o SAMU, considerado “vaga zero”, ou seja, agilizando assim o internamento do paciente em hospital especializado”, detalha Rosane.
Ou seja, as chamadas para o 192 serão atendidas por uma central que irá mobilizar a equipe mais adequada para o atendimento. A equipe de regulação acionará o hospital que irá receber o paciente e definirá o tipo de ambulância necessário para fazer o deslocamento. Dependendo da gravidade do caso a equipe poderá definir pelo transporte aéreo, tornando ainda mais rápido o atendimento.
O prefeito Rodrigo Solda frisa que o município ficou credenciado como uma subsede do SAMU, atendendo não apenas pacientes do município, mas também as cidades de Rebouças e Mallet.
O município já vinha colocando à disposição, caso necessário, o transporte de pacientes via UTI Móvel particular, que foi objeto de licitação para a prestação desse tipo de atendimento local.
“O serviço prestado pelo SAMU Regional vai garantir melhor tempo de resposta no atendimento emergencial, pois sabemos que dependendo do quadro clínico do paciente, minutos são fundamentais”, frisa o prefeito Rodrigo Solda.

De acordo com ele, mesmo com esse serviço, o município irá manter o contrato existente para a prestação de UTI Móvel, ampliando assim o maior volume de recursos para atendimento de urgência e emergência.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Situação na Rua Tadeu Pisckorz, Alto da Glória, preocupa moradores

No dia 20 de abril, um internauta entrou em contato com nossa redação para relatar a situa…