Home Notícias Regionais Rio Azul está entre a cidade que a Copel está instalando medidores inteligentes

Rio Azul está entre a cidade que a Copel está instalando medidores inteligentes

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O Programa Rede Elétrica Inteligente da Copel está em andamento em 16 municípios nas regiões Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul do Paraná e Campos Gerais, incluindo a cidade de Rio Azul. A iniciativa envolve a instalação de medidores inteligentes, com eletricistas visitando domicílios para substituir os relógios de luz nas unidades consumidoras. O projeto busca automatizar o sistema, proporcionando aos clientes a capacidade de monitorar o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celulares.

As cidades contempladas incluem Agudos do Sul, Antônio Olinto, Carambeí, Inácio Martins, Irati, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Azul, São Mateus do Sul e Teixeira Soares. O serviço, que não tem custo para o cliente, é realizado na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado, com a troca levando em média 30 minutos, durante os quais é necessário desligar a unidade consumidora.

A modernização dos medidores não apenas permite o acompanhamento do consumo, mas também inclui investimentos em automação na rede da distribuidora. Os medidores conectados a uma central possibilitam a execução de comandos remotos, agilizando serviços como ligação e religação de energia, além de facilitar o retorno da luz após desligamentos por fatores externos. O programa, que representa um investimento de aproximadamente R$ 820 milhões, está sendo implementado por fases, cobrindo inicialmente a região Sul do Estado.

A conexão do medidor inteligente ao sistema permite que os clientes monitorem o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel, disponível para dispositivos Android e iOS. Além disso, a eliminação da necessidade de visitas mensais para leitura do consumo incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital oferece vantagens adicionais, como prevenção de extravios e sua utilização como comprovante de endereço.

Como o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito Leandro Jasinski destaca importância da adesão dos municípios da AMCESPAR ao COGEMATE em reunião histórica

Nesta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, mar…