Home Saúde RIO AZUL – Chamamento público urgente sobre caso suspeito de SARAMPO

RIO AZUL – Chamamento público urgente sobre caso suspeito de SARAMPO

1
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 04/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul, através da Vigilância Epidemiológica, vem alertar sobre novo caso suspeito de Sarampo em Rio Azul.

As pessoas que circularam no Supermercado Martins nos dias 15 e 19 de agosto das 14h às 19h devem procurar COM URGÊNCIA  a sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul (Antigo Posto de Saúde) no dia 22/08/2020 SÁBADO das 13h até as 16h30, apresentando documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacina.

IMPORTANTE!!!

Se você circulou neste local nestas datas e horários, compareça para regularizar o esquema vacinal e fazer dose de bloqueio caso necessário.

ESSA DOENÇA MATA E OS MAIS VULNERÁVEIS SÃO AS CRIANÇAS, IDOSOS E PESSOAS IMUNODEPRIMIDAS.

SOBRE O SARAMPO:

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.
Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

A grande preocupação é que o sarampo, em crianças pequenas e pacientes imunocomprometidos, pode levar a complicações. A diarreia é a complicação mais comum, mas outras podem aparecer como otite média aguda, pneumonia, hepatite e, até mesmo, encefalite.

A maioria dos casos de mortes decorrem de complicações no trato respiratório ou de encefalite.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Secretária de Saúde rebate comunicado do Hospital Darcy Vargas

Ela contesta a publicação do hospital, que a alegada justificativa para a demora no atendi…