Home Política Regional Reboucenses são destaque no Painel para Mulheres, realizado em Irati

Reboucenses são destaque no Painel para Mulheres, realizado em Irati

0

A Mesa Diretora, da Câmara de Vereadores de Rebouças foi destaque em evento no último dia 11 de março (em alusão ao Dia Internacional da Mulher), denominado “Painel Para Mulheres”, realizado na Câmara de Irati, reuniu mulheres dos municípios de nossa região.
Esse evento, idealizado por lideranças femininas de variados segmentos e, inclusive, de partidos políticos, discutiu a importância da presença feminina na política local e regional.

na foto, a partir da direita: Daniele Andrade, e Elizabete PIani; vereadoras em Rebouças

De acordo com uma das organizadoras, empresária Amanda Gryczynski, o evento não teve cunho partidário e a intenção é justamente encorajar as mulheres a participarem do pleito eleitoral. “Esse encontro não foi para discutir partidos ou ideologias. Mas sim, sobre o papel que a mulher precisa desenvolver e se apropriar também na política”, frisa Amanda.
No encontro foi destaque a atuação da atual Mesa Diretora da Câmara de Rebouças, composta apenas por mulheres: Elizabete do Rocio Piani (presidente); Franciele Cararo Cabral (vice), que se afastou do cargo nesse mês para realizar tratamento de saúde, e Daniele da Conceição Andrade (secretária). Além destas, a suplente Márcia Freitas também assumiu provisoriamente uma cadeira no legislativo reboucense durante o período de licença de 60 dias do vereador Roberto Túlio.
A presidente do legislativo reboucense, Elizabete Piani, comentou que foram convidadas para expor às demais participantes do encontro, sobre suas experiências desde o ingresso na política, concorrer à uma vaga, eleger-se, e sobre os desafios enfrentados. “Nossa Câmara, na atualidade, é vista como referência regional, justamente pela atuação de nós mulheres, que compomos trinta por cento das vagas existentes. Para nós foi uma honra poder participar, levar nossas experiências e incentivar as mulheres da região para que também façam parte do contexto político. Pois, a luta de muitas gerações permitiu que as mulheres brasileiras conquistassem o direito de votar a partir da década de 1930. Não se trata de um problema das mulheres, trata-se de um problema da democracia, pois a democracia só acontece realmente com a participação de todos, inclusive das mulheres inseridas ativamente na vida política, nos municípios onde residem”, frisa a presidente da Câmara de Rebouças.
Para Daniele Andrade, primeira secretária da Casa, a mulher vem conquistando seu devido espaço, mas, ainda existem muitas barreiras a serem rompidas, inclusive na política.
Também estiveram presentes no evento as reboucenses: Silvia Belozupko (diretora de escola),  Elismara Gempka Teixiera (Secretária Municipal de Educação), e Rosana Neves Chiqueto (esposa do vice-prefeito Fabio Chiqueto), representando as mulheres de Rebouças na Política.
A empresária Amanda Gryczynski, que integra o diretório local do PSD, destaca que as reboucenses – com suas experiências – deixaram sementes nos corações de muitas mulheres que participaram do evento. É preciso uma união, para fazer acontecer, para uma levantar a outra, uma apoiar a outra naquilo que for preciso.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Da Liderança do Governo- Em busca da solução dos problemas das universidades estaduais

No primeiro semestre deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade um projet…