Home Saúde Rebouças- Unidade de Saúde do Marmeleiro é destaque em projeto nacional do Ministério da Saúde

Rebouças- Unidade de Saúde do Marmeleiro é destaque em projeto nacional do Ministério da Saúde

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Nos anos de 2019 e 2020, o Paraná aderiu ao PlanificaSUS, projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). O Estado do Paraná escolheu a 4ª Região de Saúde e a Linha de Cuidados da Saúde do Idoso para serem pioneiras desse processo, dessa forma os 09 municípios que compõe a 4ª Regional, selecionaram uma Unidade de Saúde como laboratório, para implementação do processo.

Em Rebouças, a Equipe Saúde da Família (ESF) Marmeleiro, foi escolhida para iniciar a planificação, o qual foi composta de etapas operacionais através de discussões em Workshops, formação dos tutores e oficinas nas unidades de saúde.

Já dentro dos Workshops, Rebouças destacou-se com a expertise em Atenção Primária, características marcantes na gestão do município. Ao seguir para as oficinas tutoriais, mas uma vez nosso município serviu de exemplo para as demais, compartilhando experiências já aprovadas na região.

Durante o projeto as experiências da Unidade de Saúde do Marmeleiro, foram selecionadas e publicadas como exitosas, primeiro em forma de Banner no II Seminário da Planificação da Saúde em Brasília; em dezembro de 2019, e 02 relatos aprovados e publicados na Revista APS Forte SUS da  Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Ao finalizar o projeto e apresentar os resultados obtidos da 1ª fase do PlanificaSUS, o coordenador nacional do projeto, Márcio Paresque, via videoconferência, transmitida no auditório da 4ª Regional de Saúde, destacou o Paraná pelo desempenho no projeto, já que em alguns municípios, as etapas propostas pelo Tutores do Albert Einstein, já estavam avançados e implementados, como o exemplo de Rebouças.

Tudo isso só foi possível pelo esforço dos membros da equipe da equipe de Saúde do Marmeleiro e principalmente pelo comprometimento da Gestão da Secretaria Municipal de Saúde em apoiar a unidade, na implantação das propostas do projeto.

Agora, aguarda-se para o próximo ano a 2ª fase do projeto, que deve expandir o modelo para as demais unidades do Município.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Secretária de Saúde rebate comunicado do Hospital Darcy Vargas

Ela contesta a publicação do hospital, que a alegada justificativa para a demora no atendi…