Home Política Regional Rebouças – Presidente da Câmara destaca importância de um IML regional

Rebouças – Presidente da Câmara destaca importância de um IML regional

0

Durante a reunião do Legislativo Reboucense, em 08 de junho, que contou com a presença da presidente do Conseg de Irati, Patrícia da Luz; que reportou sobre o andamento do IML regional na abrangência dos municípios que compõem a Amcespar, o presidente da Câmara de Rebouças, Getúlio Gomes Filho destacou a importância desse instituto.

“Essa é uma luta antiga, pois sabemos, por exemplo do sofrimento de muitas famílias quanto a demora na liberação de corpos, quando se faz necessário o encaminhamento ao IML.  Além disso, os IMLs também prestam atendimentos em situações decorrentes de pessoas que sofrem lesões e outras agressões que não levam a mortalidade, nas quais, noventa e cinco por cento são perícias em pessoas vivas que procuram a demanda do órgão. Além de que,  a falta do IML acarreta diversos problemas à polícia judiciária, já que, quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado , podendo inclusive prejudicar a persecução penal já que o Código de Processo Penal estabelece que quando possível à realização da perícia, sua falta implica a nulidade de qualquer prova produzida em sua substituição, o que pode levar a absolvição do réu por falta de provas”, ressalta o presidente.

A necessidade de instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal, o IML, em Irati já é uma demanda antiga, e que irá abranger municípios de abrangência da Amcespar.

A previsão média de investimento necessário para a obra é de sete milhões de reais. Esses recursos podem advir da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Paraná ou de verbas destinadas por deputados tanto estaduais, quanto federais.

Assim, atendendo convite do primeiro-secretário da Câmara de Vereadores de Rebouças, Ricardo Carlos Hirt Junior, a presidente do Conseg, Patrícia da Luz, esteve durante a reunião da Câmara de Vereadores de Rebouças, na noite deste 08 de junho para informar que o projeto de implantação do chamado IML regional, caminha a passos largos, devendo ser uma realidade em um futuro muito breve, devendo ser uma realidade para final de 2022 ou 2023.

De acordo com Patrícia, o IML deverá ser instalado em terreno cedido pela Unicentro, em Irati, em local estratégico para o acesso de veículo que faz o transporte de cadáveres até o instituto.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Em dia histórico para a Unespar de União da Vitória, Hussein Bakri entrega obra do primeiro bloco, assegura recursos para segundo prédio e inicia luta pelo curso de Direito

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputad…