Home Notícias Regionais Rebouças – Presidente da ACIAR fala sobre expectativas quanto a economia local, frente ao coronavírus

Rebouças – Presidente da ACIAR fala sobre expectativas quanto a economia local, frente ao coronavírus

0

PORTAL – Todos sabemos que a preocupação primeira é com a nossa saúde, e de nossos familiares. Isso é algo impagável, e que sempre vem em primeiro lugar, e que medidas necessárias de contingenciamento foram adotadas para tentar barrar a expansão desse vírus pelas cidades. Contudo, com a expectativa de “até quando” deve perdurar essa pandemia de Coronavírus, começa a gerar muitos questionamentos por consumidores, principalmente com o fato de que haverá uma retração econômica – e não sabemos ainda qual o tamanho dessa retração.

Por isso nossa reportagem entrou em contato com a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Rebouças, Noeli Coltro sobre algumas questões pontuais. Acompanhe a entrevista:

PORTAL- Noeli, a ACIAR já pensou em um plano B caso se faça necessário continuar com boa parte do comércio fechado?

PORTAL – Claro! o momento é de preocupação extrema com a saúde. Mas, sabemos que Rebouças, assim como outros pequenos municípios, dependem diretamente também do movimento do comércio local. Por quanto tempo você acredita que os comerciantes conseguem se manterem fechados (os estabelecimentos), sem começar a demitir funcionários, visto que estamos falando de uma grande engrenagem que causa efeitos em sequencia, ou seja, se o trabalhador, por ventura não receber seu salário, não consegue pagar seu IPTU, taxas de água, luz, dinheiro para comprar alimentos, honrar compromissos, etc?

PORTAL – Com sua experiência comercial, passado esse período, quanto tempo o comércio local deverá necessitar para ao menos recuperar-se economicamente?

PORTAL -A ACIAR, pensou em solicitar – dentro daquilo que é possível- como exemplo solicitar junto a outros setores, a prorrogação de  compromissos do consumidor, como exemplo : IPTU, Taxas Municipais, taxas de energia elétrica ,água entre outras, para que a população ganhe folego  financeiro?

PORTAL – Bem, pelo que temos ouvido dos setores de Saúde, a pandemia deva perdurar (ao menos) por dois ou três meses. Com isso, quanto tempo você acredita que maior parte dos microempreendedores locais (que não tem suporte para oferecer -por exemplo -a opção DELIVERY), aguenta com as portas fechadas, por causa dessa pandemia?

PORTAL -Que mensagem você repassa para toda população reboucense, nesse momento?

A ACIAR  de Rebouças conta na atualidade com 50 associados.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

RIO AZUL – Lar dos Velhinhos sofre muitos danos com temporal

O Lar dos Velhinho de Rio Azul , teve seu prédio principal bastante danificado pela chuva …