Home Notícias Regionais Rebouças – Neste 21 de setembro, completa 90 anos de emancipação política

Rebouças – Neste 21 de setembro, completa 90 anos de emancipação política

0

ORIGEM DO NOME: GENEROSIDADE, CORTESIA, INFLUÊNCIA, CARIDADE, COMPANHEIRISMO

Rebouças – Significa generosidade e isto já é percebida na infância, desde muito cedo já sabe dividir, entender a necessidade dos outros e sente-se bem ajudando como pode. Liga-se a profissões onde possa exercer este seu lado. Sempre pensando num mundo melhor, não poupa energia ao participar de atividades de cunho social. Busca atividades rentáveis também, mas não sem um propósito de ajudar o maior número de pessoas possível. Sempre à vontade em todos os ambientes, não carrega em si preconceito de qualquer origem. Muito hospitaleira, raramente se fecha no seu mundinho, por isso está sempre disposta a lutar por seus ideais e de seus amigos também. Como são muito levadas pela emoção, as vezes parecem pouco confiáveis em tomar decisões, pois não conseguem julgar com uso da razão. Manter os pés no chão e mais determinação faz com que as pessoas não vejam seus objetivos como utópicos.

Imagens aéreas: Márcio José Danielviz

O sobrenome português Rebouças tem sua origem na palavra asturiana boza, que define uma área com mato que pode ser queimado para abrir espaço para o cultivo, tal palavra gerou o termo bouça do galego e do português falado na região de Trás-os-Montes.

A bouça é um terreno com touceiras e por vezes com árvores, o seu preparo para o cultivo é chamado de bouçar, que é o ato de queimar o mato para o preparo da terra, o que gerou o termo rebouçar usado no Minho, que significa limpar rapidamente, visto que o fogo consome as ervas daninhas rapidamente e com menos trabalho para preparar a terra. Desse modo o sobrenome Rebouças pode ser de origem toponímica, indicando que quem usava este apelido havia vindo de um lugar que tinha sido bouçado, ou estava envolvido na atividade de bouçar a terra. (fonte: http://familiareboucas.com.br/significado-de-reboucas/)

Comentários estão fechados.

Veja Também

TCE-PR julga irregulares os repasses antecipados feitos pela Câmara de Irati ao Poder Executivo Municipal

O Pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) julgou procedente a denúncia formulada pe…