Home Notícias Regionais REBOUÇAS- Executivo propõe avanço na promoção da Igualdade Racial em Rebouças

REBOUÇAS- Executivo propõe avanço na promoção da Igualdade Racial em Rebouças

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Em uma demonstração contundente de compromisso com a promoção da igualdade racial, o Prefeito Luiz Zak de Rebouças enviou ao Legislativo Municipal dois importantes projetos de lei que visam fortalecer políticas públicas e criar instrumentos financeiros para combater a discriminação étnico-racial no município.

O Projeto de Lei nº 005/2024 propõe a criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR).  De acordo com o chefe do Executivo, este Conselho terá a missão de deliberar, executar, promover e desenvolver políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial. Composto por sete representantes titulares e seus respectivos suplentes (representando os diversos setores locais), eleitos de forma democrática, o COMPIR será uma voz ativa na luta contra desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais.

“Este é um passo fundamental para consolidar a igualdade racial em Rebouças. O COMPIR será um agente de mudanças, garantindo que políticas eficazes sejam implementadas para combater as desigualdades que afetam nossa comunidade”, comentou o prefeito.

Os representantes titulares e seus suplentes serão indicados formalmente por entidades ligadas à promoção de igualdade racial, estabelecendo um compromisso claro com a diversidade e a representatividade. Além disso, o mandato de dois anos proporcionará estabilidade para que o conselho exerça suas funções de maneira independente e eficaz.

PROJETO CRIA FUNDO FINANCEIRO

Já o Projeto de Lei nº 006/2024 vai além, propondo a criação do Fundo Municipal de Igualdade Racial – (FUNMIR). Este fundo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e sob a supervisão do COMPIR, terá como objetivo facilitar a captação e aplicação de recursos para programas e projetos que promovam a igualdade racial.

O prefeito Luiz Zak destaca: “O FUNMIR será uma ferramenta importante para dar suporte financeiro a iniciativas que realmente impactem positivamente nas ações. É uma resposta prática ao compromisso assumido com a promoção da igualdade racial”.

Os recursos do FUNMIR serão aplicados de acordo com critérios estabelecidos pelo COMPIR, apoiando o desenvolvimento de ações prioritárias, programas educativos, campanhas, seminários e projetos na área de igualdade racial. O financiamento de ações na rede socioassistencial também será contemplado, evidenciando a abrangência do compromisso municipal com a defesa e garantia de direitos.

O prefeito Luiz Zak conclui afirmando de que “estes projetos são um marco  no município, na jornada pela igualdade racial. Com o COMPIR e o FUNMIR, estamos construindo bases sólidas para um município mais inclusivo e justo”, conclui o prefeito.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Eleição para Direção do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas em Rebouças terá Chapa  Única

No dia 21 de julho, às 13h no plenário da Câmara de Vereadores será a eleição para a nova …