Home Notícias Regionais Rebouças é um dos municípios pioneiros na instituição de área de proteção ambiental

Rebouças é um dos municípios pioneiros na instituição de área de proteção ambiental

0
clique aqui e receba nossas notícias:
O Município de Rebouças criou em 2018, através da Lei Municipal n° 2.136/2018 a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal do Rio Potinga, sendo um dos municípios pioneiros no Estado do Paraná a instituir este tipo de Unidade de Conservação.
São mais de 7.000 ha que abrangem áreas de relevante interesse ambiental, e que seguem margeando os mais de 90 quilômetros de extensão que o Rio Potinga percorre pelo Município de Rebouças desde sua nascente da junção dos Rios Preto e Água Quente, até sua divisa com os Municípios de Rio Azul e São Mateus do Sul.
Após a criação da Lei foram iniciados os trabalhos técnicos para cadastramento da área no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação no qual garantiu o repasse do ICMS Ecológico.
No dia 13 do mês de abril deste ano, a Lei da APA Municipal do Rio Potinga completou três anos de existência, e diante dos trabalhos desenvolvidos para melhorar as condições administrativas e operacionais da Unidade de Conservação, o repasse do ICMS Ecológico destinado à área aumentou significativamente e hoje o recurso pode ser aplicado em projetos de desenvolvimento ambiental e socioeconômico elaborados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Alguns programas já estão em fase de planejamento como o Programa de Recuperação e Recomposição de Matas Ciliares, o Programa de Produção de Erva Mate em sistemas agroflorestais e o Programa de Piscicultura.
Todo material dos estudos técnicos, da Lei de Criação, dos projetos e programas estão disponíveis na Central de Informações APA Municipal do Rio Potinga, que se encontra anexa à Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente, na Rua Simão Domingues n° 88,  Rebouças. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 42 3457-2259.
Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Novo decreto deverá flexibilizar comércio aos domingos

Na noite de 15 de junho, antes da reunião ordinária da Câmara de Vereadores, ocorreu reuni…