Home Geral Presidente Jair Bolsonaro anuncia construção de fábrica que extrai água do ar

Presidente Jair Bolsonaro anuncia construção de fábrica que extrai água do ar

0

Uma fábrica israelense que extrai água do ar será construída no país. A medida servirá para enfrentar a falta de água no Nordeste Brasileiro. A afirmação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro, em sua conta no Twitter.

Ele não informou quando as obras vão começar, mas apontou outras ações para reduzir a escassez de água no semiárido do Brasil, como a dessalinização, poços artesianos e o transposição do rio São Francisco.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, esteve em Israel em 2019, para conhecer de perto as tecnologias existentes na área de produção de água. Entre elas, a que fabrica água a partir da umidade do ar.

Na ocasião, uma empresa israelense doou ao Brasil 11 máquinas que tem essa função. Elas conseguem obter até 900 litros de água, dependendo do local da instalação e da umidade, que precisa ser de, pelo menos, 15%.

A ideia é testar os equipamentos em escolas, hospitais e comunidades no semiárido. Ainda em Israel, o ministro Marcos Pontes visitou quatro empresas e usinas de tratamento e dessalinização da água.

Em março do ano passado, foi criado o Programa de Dessalinização de Águas Salobras e Salinas, Testes são feitos a Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Dayana Vítor

Comentários estão fechados.

Veja Também

PODCAST: Estiagem faz instalação de poços artesianos quase triplicar no PR