Home Notícias Regionais Paróquia de Rio Azul inicia celebrações para surdos

Paróquia de Rio Azul inicia celebrações para surdos

0
clique aqui e receba nossas notícias:

Simone Aparecida Migon atua como intérprete da rede Estadual de Ensino do Paraná ajudando muitos alunos e também amigos surdos. Além de seu trabalho como profissional, participante como fiél leiga da paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Rio Azul, Simone teve a iniciativa de ajudar em sua comunidade para que as pessoas surdas pudessem melhor particparem das celebrações.

E foi em uma conversa com uma de suas vizinhas que tal ideia chegou ao conhecimento dos padres que prontamente a atenderam, dando início à algumas celebrações na matriz contando com intérprete da Língua dos Sinais. “Como sou intérprete da rede Estadual de Ensino do Paraná, tenho alunos e muitos amigos surdos, e sempre tive vontade de interpretar as celebrações. Um dia, quando fui levar a Capelinha na casa da minha vizinha, Aparecida, comentei com ela e com sua filha Luciana sobre as pessoas surdas e falei da vontade de interpretar as celebrações buscando ver com o padre a possibilidade. Então, a Luciana me ajudou expondo a ideia para o pároco padre Mateus Lau, que prontamente veio conversar comigo, aceitando a proposta”, conta contente a intérprete.

Com todas as medidas de prevenção contra o Covid-19, a primeira celebração com a tradução em libras aconteceu no dia 28 de fevereiro, e a segunda celebração, no dia 28 de março, que contou também com fiéis da cidade vizinha de Irati, pertencente à Diocese de Ponta Grossa.

2ª celebração com tradução em Libras, em 28.03.2021. Agachadas, Simone, e sua amiga Gislaine (camiseta preta). Ao fundo padre Matheus e alguns fiéis participantes.
Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul.

Simone ainda teve a ajuda de uma amiga e colega de trabalho, Gislaine Fernandes Stopassoli que trouxe os surdos, ajudando-os na interpretação. “Estamos gratos e muito felizes pela participação das pessoas surdas nas missas. Agradecemos aos padres Mateus e padre Sathish pela oportunidade que nos ofereceram e pela bela acolhida que estão dando aos surdos, podendo eles melhor participarem das missas”, partilhou Simone.

As celebrações interpretadas ocorrem sempre no 4º domingo de cada mês, na missa das 19h, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul.

 

Informações: Par. Sagrado Coração de Jesus
Rio Azul – PR

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Novo decreto deverá flexibilizar comércio aos domingos

Na noite de 15 de junho, antes da reunião ordinária da Câmara de Vereadores, ocorreu reuni…