Home Saúde Municípios e Estados recebem 1º repasse para piso da enfermagem

Municípios e Estados recebem 1º repasse para piso da enfermagem

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (21/08), que efetuou o primeiro repasse do recurso complementar para estados e municípios efetivarem o pagamento do piso nacional da enfermagem. O recebimento dos recursos deve estar em todas as localidades até quarta-feira. O pagamento é referente aos meses de maio, junho, julho e agosto. Ao todo, são nove parcelas neste ano, incluindo o décimo terceiro salário.

O Governo Federal garantiu mais de sete bilhões de reais para viabilizar o piso para profissionais da categoria. Na quarta-feira passada foi publicada uma portaria que definiu os critérios do repasse da assistência financeira complementar da união para estados, municípios e Distrito Federal. O pagamento só foi possível após o levantamento dos dados da categoria no aplicativo Invest SUS.

do Fundo Nacional de Saúde. Uma cartilha que detalha o histórico de aprovação do piso e responde as principais dúvidas sobre o pagamento do valor complementar está disponível no site do Ministério da Saúde.

“É um reconhecimento merecido para a luta incansável dessa categoria essencial para o sistema de saúde. Desde que assumimos essa gestão, a orientação do presidente Lula e uma das nossas prioridades sempre foi conseguir viabilizar o pagamento do piso. Esse é um momento histórico e muito importante em que estamos encerrando um ciclo de tantas discussões e desafios, sempre abertos à correção de rumo. A confiança recíproca [entre União, estados e municípios] é a base para um bom trabalho em relação ao piso. Foi um importante trabalho colaborativo entre Governo Federal, gestores locais e entidades que representam a categoria com quem sempre tivemos e teremos diálogo aberto”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Influenza, dengue e covid: saiba as diferenças

Essas doenças podem afetar todas as faixas etárias Saber a diferença dos sintomas da influ…