Home Notícias Regionais Mais um sistema alternativo de tratamento de esgoto doméstico na área rural de Irati

Mais um sistema alternativo de tratamento de esgoto doméstico na área rural de Irati

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100
A Secretaria de Agricultura de Irati, entre os vários programas que desenvolve, trabalha profundamente com o aspecto de conservação da água nas propriedades rurais. Entre as atividades podem ser citadas como exemplo, o tratamento de esgoto por zona de raízes, proteção de nascentes e educação ambiental.
Recentemente, em Caratuva 2, a equipe responsável pela instalação e orientação do sistema de zona de raízes, concluiu mais um serviço deste tipo, na propriedade do agricultor e bombeiro Denilson Kosinski.
Em 2020, acompanhou e colaborou em onze procedimentos do tipo no interior do Município, sendo que há outros dois que estão em fase final.
O tratamento por zona de raízes utiliza-se de camadas filtrantes com areia e pedras britadas, sobre as quais são colocadas plantas que irão purificar a água.
O sistema é dimensionado de acordo com a quantidade de pessoas da família beneficiária, sendo que os materiais são fornecidos pelo produtor e o acompanhamento técnico é feito pela Secretaria.
O trabalho inicia com a escavação de uma vala. Em seguida é feito um revestimento com lona plástica, para impermeabilização do solo, instalação da tubulação em PVC, e sobre isso, colocadas camadas de areia e pedra brita. Finalizando há o plantio de vegetação ornamental conhecida como “copo-de-leite” (Zantedeschia aethiopica), que fará o tratamento por zona de raízes, ajudando no processo de filtragem da água. Esta água retorna ao meio ambiente com quase 100% de remoção dos agentes poluentes.
Este trabalho realizado em forma de parceria com o produtor rural é realizado desde o ano de 2008 e, desde então, aproximadamente 30 famílias foram beneficiadas.
O técnico em Meio Ambiente, Alessandro Trybek, que acompanha o processo de feitio destas obras, explica que a instalação de um sistema destes, conforme as dimensões, leva em torno de um a dois dias para conclusão. Entretanto, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura com bastante antecedência, em razão dos diversos programas e projetos executados simultaneamente pela pasta.
Comentários estão fechados.

Veja Também

VÍDEO – Reunião na Câmara de Vereadores de Rebouças termina sem consenso sobre gestão do Hospital Dona Darcy Vargas

Partes divergem sobre  eventuais soluções relacionadas a atual diretoria do hospital por: …