Home Notícias Regionais Irati – Vacina contra gripe será aplicada AMANHÃ (16), no sistema Drive Thru

Irati – Vacina contra gripe será aplicada AMANHÃ (16), no sistema Drive Thru

0

O município de Irati está recebendo hoje, dia 15/04, mais uma remessa de vacinas contra gripe (Influenza). Uma pequena parcela delas será encaminhada a partir de AMANHÃ às salas de vacina, e o restante será disponibilizado na modalidade Drive Thru, em frente ao prédio Ildefonso Zanetti, também AMANHÃ, quinta-feira, dia 16/04, a partir das 08 horas. Esta sistemática de vacinação se comprovou ser o método mais eficiente e confortável de vacinação encontrado, e que não provoca aglomerações de pessoas.

Antes desta última remessa, Irati havia recebido 7500 doses de vacina contra Influenza. O grupo dos trabalhadores de saúde já chegou aos 100% de cobertura vacinal, porém, do grupo dos idosos acima de 60 anos, FALTAM SER VACINADOS cerca de 1250 pessoas, o que representa 19% do total do grupo.

Nesta segunda fase da campanha, não há a estimativa populacional das pessoas com direito à vacina. O que a Secretaria Municipal de Saúde de Irati tem é o número de doentes crônicos vacinados no ano passado, que somaram 2427 pessoas.

Começa AMANHÃ (16), a segunda etapa da vacina contra GRIPE

Conforme orientação recebida da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA PR), através do memorando 020/2020, a partir de AMANHÃ, 16 de abril de 2020, quinta-feira, a vacina contra Influenza estará disponível para novos grupos prioritários.

Entre eles estão os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, bem como crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade, doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.

Entre outros grupos estão também os portadores de doença renal nos estágios 3, 4 e 5; síndrome nefrótica, pacientes em diálise, hepatites crônicas e cirrose. Condições em que a função respiratória possa estar comprometida por doença neurológica, como em casos de Acidente Vascular Cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares.

Também estão incluídas as doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave, certos tipos de diabetes em uso de medicamentos e imunodeficiência congênita ou adquirida.

Fazem parte deste segundo grupo pessoas com imunossupressão por doenças ou medicamentos, obesidade grau 3, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, e portadores de Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter e Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias. Para ter direito à vacina é necessário apresentar documento que comprove alguma dessas patologias (atestado ou receita médica).

No mesmo grupo estão funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, sendo necessária apresentação de documento comprobatório do cargo.

Terceira etapa da vacina contra gripe será dia 09 de maio

Na terceira fase da campanha, que acontece a partir de 9 de maio de 2020, estarão contemplados os seguintes grupos:

– Professores das escolas públicas e privadas.

– Crianças a partir de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias.

– Gestantes.

– Puérperas até 45 dias pós-parto.

– Povos indígenas.

– Adultos de 55 a 60 anos.

– Pessoas com deficiência física, que tenham alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funcionalidade e pessoas com deficiência intelectual e mental.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Desafio “Esporte Rio Azul Contra o Covid” incentiva a prática esportiva e exames preventivos

O Desafio “Esporte Rio Azul Contra o Covid” foi desenvolvido em conjunto entre as secretar…