Home Notícias Regionais IRATI -Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e da Família visita residências inclusivas

IRATI -Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e da Família visita residências inclusivas

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik receberam em Irati, nesta quinta-feira (02), o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e da Família, Rogério Carboni. Na pauta estavam os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Estado, relacionados às residências inclusivas e de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Agradecemos a visita do secretário, que veio conhecer de perto a realidade desse trabalho realizado. Aproveitamos a oportunidade para discutir melhorias nos serviços prestados, que são muito relevantes”, disse Derbli.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, em Irati há duas residências inclusivas, que fazem parte do serviço de acolhimento a pessoas com deficiência e que tem vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Cada residência tem 10 vagas, sendo que cada uma conta com sete já preenchidas. “É um serviço regionalizado, que recebe pessoas inclusive de municípios de outras regiões do Paraná. Pedimos ao secretário um aumento no repasse para qualificarmos os serviços”, explica a secretária.
Nas residências, as pessoas recebem atendimento de toda a rede, incluindo a saúde, esporte, educação, além de profissionais, como pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e cuidadoras. “Mais uma vez fiquei impressionado com o trabalho dedicado, afetuoso e cuidadoso realizado por profissionais excelentes. Eles trabalham arduamente para promover a inserção social dessas pessoas”, comentou Carboni.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O secretário também visitou a casa de apoio a mulher vítima de violência doméstica, que é um serviço do Município de Irati. No local há 10 vagas, sendo uma delas financiada pelo Estado, disponibilizada a todo o Paraná. A ideia é aumentar esse número para atender a região, de acordo com a secretária de Assistência Social.

Para isso acontecer, a proposta é estabelecer um consórcio entre os municípios integrantes da Amcespar, para haver responsabilidade e custeio compartilhados. “Os municípios menores têm demanda, mas não para instalar os serviços, que são de alta complexidade. Irati já tem e pode receber através de um consórcio”, explicou.
Para discutir o consórcio e outras demandas, Carboni participou de uma reunião com prefeitos e profissionais da assistência social de toda a região, em Fernandes Pinheiro. Na ocasião também foi falado sobre o Complexo Social Cidade do Idoso, que está em construção em Irati, que deve realizar atendimento regionalizado, em um espaço voltado a saúde, arte, cultura e assistência para os idosos. O projeto é pioneiro no Paraná.
A secretária ressaltou a importância da visita do secretário estadual, em Irati. “Ele pôde ver as necessidades e os serviços prestados. Temos objetivos em comum e com essa aproximação e interação colheremos bons frutos, para melhor atendimento à população”, acrescentou Sybil.
Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Protocolado  junto ao hospital, documento de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária para Destituição da Diretoria Atual

Na tarde de 22 de maio, conforme foi definido durante ato entre colaboradores voluntários …