Home Notícias Regionais Imposto de Renda pode ajudar Infância e Adolescência de Irati

Imposto de Renda pode ajudar Infância e Adolescência de Irati

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O seu Imposto de Renda pode ajudar muitas crianças e adolescentes.  A ideia é que você direcione parte do valor devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) de Irati e auxilie a financiar projetos de defesa e promoção dos direitos de crianças e jovens.

A doação, estabelecida pela Lei 8.069/90, é simples, não traz ônus a quem colabora e os valores doados podem ser abatidos do imposto de renda devido.

Se as doações forem realizadas dentro do ano de referência (até 31/12), a pessoa física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração, e a pessoa jurídica deduz até 1% do IRPJ devido no lucro real.

O artigo 87 da Lei 12.594/2012 inovou ao possibilitar às pessoas físicas efetuar a doação após o encerramento do ano e antes da data de vencimento da primeira quota. Porém, para as doações realizadas nesse período, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração.

Seu imposto se transforma em solidariedade

O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) é um instrumento de captação de recursos provenientes de fontes diversas, como doações, multas, recursos do tesouro federal, estadual, municipal, por exemplo. Estes recursos são destinados exclusivamente à promoção e defesa dos direitos de crianças e jovens.

Os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente são espaços de democracia participativa, compostos por representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil, que atuam no atendimento e na defesa das crianças e jovens.

Cabe aos conselhos a administração do FIA, fixando os critérios para a aplicação das doações e das demais receitas.

Os recursos do FIA são aplicados exclusivamente na execução de projetos sociais aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Quem doa colabora com projetos que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, reforça a conquista da participação social nas decisões sobre políticas públicas e exerce a cidadania responsável.

Maiores informações pelo telefone 3907 3151, ou diretamente na Casa dos Conselhos de Irati.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças Realiza simulado de acidente de trânsito para conscientização

REBOUÇAS, PR – No dia 20 de maio, a comunidade de Rebouças testemunhou um simulado d…