Home Geral Festas de fim de ano: como evitar conflitos e desentendimentos com parentes?

Festas de fim de ano: como evitar conflitos e desentendimentos com parentes?

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Psicóloga e professora da Universidade Cruzeiro do Sul explica as principais causas de desavenças familiares e como lidar com esse tipo de situação. Confira:

Portal: Com o fim de ano se aproximando, sabemos que as festas de Natal costumam ser momentos de reunião familiar e celebração. No entanto, também é uma época em que podem surgir conflitos e desentendimentos. Por que essas brigas são comuns durante esse período?

Regiane: O retorno gradual aos encontros sociais pós-pandemia trouxe à tona divergências de ideias que, quando acompanhadas por empatia e respeito, são saudáveis. A comunicação, tanto verbal quanto não-verbal, desempenha um papel crucial. Expressões faciais, gestos e o modo como expressamos nossas ideias podem gerar mal-entendidos. Além disso, temas delicados podem surgir no contexto familiar, e é importante ponderar se vale a pena prolongar uma discordância.

Portal: Como a psicóloga enxerga a gestão desses conflitos durante essas reuniões familiares?

Regiane: Muitas vezes, os conflitos emergem da falta de disposição para ouvir e lidar com as diferenças. Não se trata apenas de evitar o conflito, mas de refletir sobre como e quando ele ocorre. Atitudes hipócritas e ressentimentos acumulados ao longo do ano podem transparecer nessas situações. Se o momento não for adequado para o diálogo, buscar uma outra oportunidade pode ser mais eficaz.

Portal: Como lidar com desentendimentos que já aconteceram ao longo do ano quando se aproxima um encontro familiar?

Regiane: É essencial questionar se ambas as partes desejam se reunir após um conflito anterior. Reconhecer que o conflito possui dois lados, assim como os laços afetivos, é crucial. Avaliar a possibilidade de reparação, desde que não envolva questões intransponíveis, é importante para humanizar a relação.

Portal: Quais características podem tornar alguém mais propenso a ter dificuldades em lidar com mudanças e conflitos familiares?

Regiane: Pessoas muito rígidas, pouco flexíveis ou avessas a novas experiências podem enfrentar desafios diante de mudanças. O diálogo é sempre bem-vindo, mas requer a disposição de ambas as partes.

Portal: Como a diversidade de opiniões pode ser positiva nessas situações familiares?

Regiane: As diferenças enriquecem as relações. É fundamental respeitar e ser empático, tentando compreender o ponto de vista do outro. A gentileza, educação e respeito são essenciais. Reconhecer a diversidade de opiniões traz riqueza para os relacionamentos, promovendo a coexistência de perspectivas diversas.

Portal: Qual conselho você daria para lidar melhor com conflitos familiares durante os encontros de fim de ano?

Regiane: Reconhecer que é impossível agradar a todos e que nem todos irão nos agradar é fundamental. Desenvolver a capacidade de conviver com pontos de vista diversos pode fortalecer as relações.

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul – Há 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul possui alunos distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Villa Lobos. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: site  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Alerta amarelo: PR tem ventos intensos e possibilidade de alagamentos na segunda

O Paraná vai entrar em alerta amarelo a parti das 0h, desta segunda-feira (8). O aviso é d…