Home Notícias Regionais Fé e devoção marcam a 2ª Via Sacra na Serra da Esperança, em Rio Azul

Fé e devoção marcam a 2ª Via Sacra na Serra da Esperança, em Rio Azul

0

Nem mesmo a forte chuva que caiu na manhã deste domingo, 6 de abril, foi capaz de impedir a manifestação de fé de centenas de fiéis que participaram da 2ª edição da Via Sacra na Serra da Esperança, realizada na comunidade de Faxinal dos Limas, em Rio Azul.

O evento religioso, que relembra o calvário de Jesus Cristo, teve início logo nas primeiras horas do dia. Por volta das 6h30 da manhã, os primeiros romeiros começaram a chegar para um café comunitário oferecido na residência da família Golbinski. Às 8h30, foi dada a bênção da primeira estação da Via Sacra, construída graças à união de esforços de moradores locais que doaram materiais e mão de obra.

Com a cruz simbólica à frente da procissão — a mesma que permaneceu na Igreja Matriz durante toda a Quaresma e que foi levada de volta ao alto da serra — os fiéis iniciaram o trajeto de cerca de 6 quilômetros serra acima, rezando as 14 estações da Via Crucis. O percurso, marcado por oração e reflexão, relembrou os últimos momentos de sofrimento de Cristo, da condenação à morte até o sepultamento.

“Mesmo com as dificuldades do tempo, a fé do povo prevaleceu. Esse esforço, essas dores no caminho, são parte da nossa penitência e da nossa entrega a Deus”, destacaram os organizadores do evento.

Cerca de 350 pessoas participaram do momento de espiritualidade, vindas de diversas localidades de Rio Azul e da região. Muitos fizeram o trajeto a pé, outros a cavalo ou de moto. Um trator traçado, adaptado com equipamento de som improvisado, foi utilizado para conduzir a procissão pelas difíceis condições do terreno.

Ao final da caminhada, por volta das 12h30, diante da Gruta da Serra da Esperança, na 14ª estação, foram queimados os pedidos de oração, num gesto simbólico de entrega e esperança, para que as intenções se elevem aos céus através da fumaça.

Após a conclusão do momento religioso, os participantes confraternizaram em um almoço partilhado, com alimentos levados por cada família. O clima de união, fé e gratidão marcou o encerramento de mais uma edição da Via Sacra na serra.

Os organizadores agradeceram a todos que contribuíram, em especial aos padres Alexandre e Dionísio pelo apoio espiritual, à Rádio Thalento FM pela divulgação, à família Golbinski, ao senhor Mário e à dona Cida pela acolhida, aos socorristas e voluntários do transporte, bem como aos que ajudaram na construção da primeira estação.“A todos que deixaram seus lares, enfrentaram as dificuldades e participaram desse momento de fé, nossa eterna gratidão. Que Deus lhes pague!”

Quem tiver interesse em apadrinhar a construção das próximas estações da Via Sacra na serra pode entrar em contato com os membros do Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, da comunidade de Faxinal dos Limas.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Hélio de Mello se entrega à Polícia Civil em Guarapuava após ter prisão decretada pela Justiça

Ex-presidente da Câmara de Irati é investigado por crimes sexuais contra adolescentes; den…