Home Saúde Especialistas alertam sobre os riscos das drogas na saúde mental

Especialistas alertam sobre os riscos das drogas na saúde mental

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A dependência alcoólica ainda é o caso mais recorrente no Brasil

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 6% da população brasileira, em média, faz uso de algum tipo de droga. Isso representa mais de 12 milhões de pessoas no país que sofrem com a dependência química.

E no dia Internacional de Combate às Drogas esse não é o único dado que chama a atenção. Um levantamento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, aponta que o uso de álcool e drogas resultou, em 2021, em um aumento de 12,4% no número de casos de transtornos mentais e comportamentais em todo o Brasil.

Para se ter uma ideia, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um total de 400,3 mil atendimentos. Os números são um comparativo com 2020, quando foram realizados 356 mil atendimentos.

Especialista no tratamento de dependentes químicos e diretora de um hospital psiquiátrico, Cleuza Canan explica que o combate às drogas envolve toda a sociedade, com ações que vão desde o controle da venda de produtos até trabalhos de conscientização.

Outro papel muito importante nesse combate é o da família, que precisa estar atenta à questão e buscar formas efetivas de contribuir para a recuperação do dependente.

Apesar de ter a venda regulada por lei, a dependência de álcool ainda é o caso mais recorrente no Brasil, ultrapassando o número de 159 mil casos atendidos em todos os níveis de atenção em 2021, seguida do consumo de cocaína, com 31,9 mil casos registrados.

via-CBN

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças- 39 casos de Dengue são apontados no boletim semanal

Aumento alarmante de casos requer atenção da comunidade  Rebouças, PR – Durante o pe…