Home Notícias Regionais Epidemiologia orienta isolamento para funcionários de escola em Irati

Epidemiologia orienta isolamento para funcionários de escola em Irati

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100
A Secretaria de Educação de Irati, a partir de orientação do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati, recomendou o isolamento por 14 dias, de funcionários da Escola Maria Helena Olek (onde também funciona a Escola Nossa Senhora das Graças) que positivaram para Covid-19. Permanecerão em isolamento domiciliar, segundo o setor, quatro casos sintomáticos do estabelecimento e os contatos diretos.
Em nota, a Secretária Municipal de Educação, Jandira Terezinha Girardi Knopika, comunica que recebeu informações da gestora da Escola Municipal Irmã Helena Olek, de que havia três casos suspeitos de Covid-19 na escola municipal. Após averiguação da informação junto ao Setor de Epidemiologia, os casos foram confirmados. A partir de conversa com o COEF (Centro de Operações Especiais e Fiscalização), a equipe da instituição e a Secretária Municipal de Educação, a instituição foi fechada e todos os funcionários que tiveram contato com as pessoas infectadas devem permanecer em isolamento por 14 dias. O retorno às atividades se dará após parecer técnico do COEF.
CONTATO DIRETO
É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de COVID-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 02 dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas do caso confirmado.
Para fins de vigilância, rastreamento e monitoramento de contatos, deve-se considerar contato próximo a pessoa que:
­ Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem o uso de máscara.
­ Teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso confirmado;
­ Profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de COVID-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPIs danificados;
­ Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.
Os contatos próximos deverão realizar isolamento domiciliar mesmo que assintomático por 14 dias a contar da data do início dos sintomas do primeiro caso do domicílio ou do contato próximo com o caso confirmado.
MAIS DETALHES
Em Nota informativa conjunta emitida em agosto de 2020 pela Vigilância Epidemiológica Municipal e SCVGE da 4ª Regional de Saúde, foram detalhadas as recomendações de isolamento preventivo como medida de controle à COVID-19.
O documento pode ser consultado em sua íntegra no endereço http://irati.pr.gov.br/…/3113_COVID-19-Nota-Informativa… .
O telefone que funciona como “Ligue Urgência COVID” em Irati é 9 9134 2856.
Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Situação na Rua Tadeu Pisckorz, Alto da Glória, preocupa moradores

No dia 20 de abril, um internauta entrou em contato com nossa redação para relatar a situa…