Home Saúde Dia do Genérico: qual a importância desse tipo de medicamento

Dia do Genérico: qual a importância desse tipo de medicamento

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Neste sábado, 20 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Genérico, que se tornou o principal instrumento de acesso a medicamentos no país. A lei 9.787/1992 instituiu o genérico e autorizou a comercialização por qualquer laboratório de medicamentos com patentes expiradas. Depois de vencida essa patente a tecnologia passa a ser de domínio público quando poderão ser registrados medicamentos genéricos.

Segundo Cléber Sato, diretor médico da farmacêutica do Brasil, a legislação estipula que o genérico só podem chegar ao consumidor depois de testes rigorosos que demonstram eficácia, qualidade e segurança equivalente a dos medicamentos de referência.


O Brasil conta hoje com noventa e sete fabricantes de genéricos responsáveis por mais de dois mil trezentos e trinta e cinco registros de medicamentos. Segundo Kleber Sato, eles ajudam na promoção do acesso de pacientes a tratamentos de forma gratuita ou de baixo custo.

Atualmente existem no país genéricos disponíveis para mais de noventa por cento de doenças conhecidas. Nos próximos anos terá o vencimento de patentes importantes de medicamentos para cardiologia, doenças do sistema nervoso e Parkinson que em breve terão suas versões genéricas disponíveis para a população.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças- CMEI é temporariamente fechado por causa de surto de mão-pé-boca

Na manhã desta sexta-feira dia 12 de abril, a Secretaria de Educação de Rebouças, represen…