Home Saúde Covid-19: sequelas de longo prazo geram alerta para pacientes no pós-alta

Covid-19: sequelas de longo prazo geram alerta para pacientes no pós-alta

0

 Apesar de o número de pessoas recuperadas da Covid-19 superar 20 milhões, especialistas fazem alerta para as sequelas que podem surgir nos pacientes, mesmo após receberem alta. Entre esses problemas, estão, por exemplo, casos de ansiedade e depressão.

Segundo o médico intensivista e pesquisador do Hospital Moinhos de Vento, Regis Rosa, as sequelas provocadas pela Covid-19 causam prejuízos à saúde física, mental e até social das vítimas, como é o caso de quem não consegue retornar ao trabalho por causa dos sintomas.

“Os pacientes frequentemente apresentam fraqueza muscular, cansaço e, eventualmente, até dor crônica. Os pacientes que tiveram ventilação mecânica podem apresentar lesões na traqueia, redução da sua capacidade física, alteração de memória e também redução da velocidade de raciocínio.”
 Uma pesquisa da Coalizão COVID-19 Brasil, que integra estratégia da OMS para o enfrentamento à Long COVID, mostra que o número de mortalidade geral pós-alta, em 6 meses, chega a 7%. Quando se trata de pacientes que precisaram de ventilação mecânica, esse número é de 24%.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Ao vivo, Executivo presta homenagem aos profissionais de Saúde

Dando sequência às visitas pelas unidades de Saúde do município, na tarde deste dia 17 de …