Home Saúde Como evitar problemas na coluna em crianças?

Como evitar problemas na coluna em crianças?

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Quantas crianças você presencia brincarem por horas na rua, igual acontecia na época de nossos pais ou avós? Muito mais interessadas nos recursos tecnológicos, os novos hábitos e costumes dos pequenos nesta nova era digital é um fator fortemente preocupante frente ao aumento de casos de dores na coluna – os quais, caso não sejam cuidadosamente observados e tratados em tempo hábil, podem levar a alterações posturais graves e outras patologias degenerativas nos jovens.

Dr. Carlos Eduardo Barsotti é cirurgião ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Ciências da Saúde e Pós-graduado pela Harvard Medical School. Com mais de 19 anos de experiência na área, é um dos poucos profissionais do país a realizar intervenções de alta complexidade, principalmente na correção de escoliose. Ele responde a várias perguntas sobre o tema, confira:

Dr. Barsotti, quantas crianças você tem presenciado brincando por horas na rua, como acontecia na época de nossos pais ou avós?

Na verdade, tenho observado uma mudança significativa nos hábitos das crianças. Hoje em dia, elas estão muito mais envolvidas com dispositivos tecnológicos do que com brincadeiras ao ar livre.

Essa mudança nos hábitos das crianças em relação ao uso de tecnologia está relacionada ao aumento de casos de dores na coluna?

-Sim, o aumento no tempo que as crianças passam em frente a telas e dispositivos eletrônicos tem sido associado a problemas posturais e dores na coluna, podendo levar a alterações posturais graves e outras patologias degenerativas.

Quais são os possíveis problemas posturais decorrentes do uso excessivo de dispositivos eletrônicos pelas crianças?

O sedentarismo e a má postura podem levar ao desenvolvimento de desproporções musculares e causar alterações como cifose, hiperlordose, hérnia de disco, entre outros desconfortos provenientes de desvios na coluna.

Quando uma criança apresenta dor na coluna, quais são as recomendações em termos de cuidados médicos?

-É fundamental procurar imediatamente uma avaliação médica para identificar a causa da dor e direcionar o tratamento adequado, evitando possíveis complicações futuras, como tumores, fraturas por estresse ou necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Quais são as opções de tratamento mais comuns para problemas de coluna em crianças?

-Normalmente, são recomendadas opções como fisioterapia, fortalecimento do core, pilates para melhorar a postura e RPG em casos de cifose. Em situações mais graves, podem ser necessários o uso de coletes ortopédicos ou cirurgias.

Como os coletes ortopédicos são utilizados no tratamento de problemas na coluna das crianças?

– Os coletes ortopédicos são adaptados ao problema específico e, quando usados corretamente, podem ajudar a evitar a progressão de curvaturas graves, sendo capazes de evitar em torno de 75% dos casos cirúrgicos.

Qual a importância de detectar e tratar precocemente problemas na coluna durante a infância?

Na infância, problemas na coluna podem se agravar rapidamente, por isso é crucial identificar e tratar esses problemas o mais cedo possível para garantir um crescimento saudável e melhor qualidade de vida para as crianças.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Secretária de Saúde rebate comunicado do Hospital Darcy Vargas

Ela contesta a publicação do hospital, que a alegada justificativa para a demora no atendi…