Home Geral SC em Alerta: Avanço do mar coloca cidades sob risco de desaparecerem

SC em Alerta: Avanço do mar coloca cidades sob risco de desaparecerem

0

As cidades do Litoral Norte de Santa Catarina enfrentam uma grave crise ambiental devido ao avanço do mar e à forte erosão costeira, o que levou quatro municípios a decretarem situação de emergência. Barra Velha, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Itapoá estão entre as localidades mais afetadas, com danos severos na infraestrutura costeira, destruição de praias, riscos a imóveis e interdição de ruas.

Barra Velha decretou estado de emergência por 180 dias após ressacas marítimas causarem erosão intensa nas praias da Península e das Pedras Brancas e Negras, consideradas áreas de risco muito alto. Com a orla comprometida e moradias ameaçadas, a prefeitura autorizou medidas emergenciais, como reparos estruturais, contenção costeira e recomposição de áreas afetadas. O município também protocolou no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) um projeto para a instalação de molhes na orla, que aguarda licenciamento ambiental e pode levar até dois anos para ser concluído.

Outras cidades que decretaram emergência seguem reforçando o monitoramento da Defesa Civil e adotando ações para proteger a população e agilizar reparos. São Francisco do Sul foi a primeira a decretar emergência, após um ciclone extratropical, seguida por Balneário Barra do Sul e Itapoá, onde o mar já avança sobre áreas urbanas, destruindo calçadas, ruas e ameaçando residências.

As prefeituras apelam por apoio técnico e financeiro dos governos estadual e federal para acelerar a execução das obras de contenção e minimizar os impactos das mudanças climáticas e eventos extremos que têm agravado o avanço do mar no litoral catarinense.

A Defesa Civil alerta moradores para evitarem áreas próximas à orla em dias de maré alta e orienta que riscos sejam comunicados pelos canais oficiais. Com a decretação da emergência, as cidades poderão adotar medidas administrativas especiais para execução rápida das intervenções necessárias.

da Redação, com informações e imagens: ND+

Comentários estão fechados.

Veja Também

Autoridades alertam: cresce o risco de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas

Polícia Federal investiga falsificação de destilados como vodca e uísque; especialistas re…