Home Notícias Regionais Vereadora Reboucense é homenageada na ALEP por sua atuação em prol dos portadores de autismo

Vereadora Reboucense é homenageada na ALEP por sua atuação em prol dos portadores de autismo

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Em solenidade realizada às 18h30, no dia 27 de abril,  a vereadora reboucense  Marcia Freitas Pianaro foi homenageada , no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná; na sessão solene denominada TEagradeço pela atuação em prol do autismo, sendo  uma proposição do deputado estadual Alisson  Wandscheer.

A vereadora Marcia, estando em seu primeiro mandato, é um exemplo de dedicação e comprometimento com a causa do autismo.
Seu primeiro contato com o tema foi através do diagnóstico de seu neto, o que também a motivou em lutar pelos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a aprovação das Leis 2435/2022 e 2457/2022, Marcia deixa um legado importante para a cidade de Rebouças, garantindo direitos e proteção para essa parcela da população; pois são leis que respectivamente “Institui no âmbito do Município de Rebouças as diretrizes para a Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA” e a Lei, que “Institui a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no âmbito do Município de Rebouças, e a obrigação da sinalização do atendimento prioritário ao autista”.

Dessa forma Marcia Freitas, por ser uma voz ativa na luta pelo autismo, atua garantindo mais respeito e dignidade para essa parcela da população.
Portanto, é gratificante ver que, em uma cidade pequena como Rebouças, de pouco mais de 14 mil habitantes, existem pessoas engajadas e preocupadas em buscar apoio e conscientização para a causa autista. A Associação TEAcolhe é um belo exemplo de como a união e troca de informações podem transformar vidas e impactar positivamente uma comunidade.

Ela nasceu, com o apoio da vereadora Marcia, e um grupo de pais, familiares e interessados na causa autista, os quais passaram a trocar informações entre si. Este grupo teve diversos encontros, e deu origem a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Rebouças-PR (Associação TEAcolhe).
Atualmente o município tem 22 pessoas com laudo para TEA, além de outros que estão em investigação.
Preocupada em incluir cada vez mais as crianças portadoras do TEA, naquilo que conhecemos como “uma vida normal”, a vereadora participa ativamente de eventos de lazer envolvendo os autistas, dentro e fora do município, incentivando sua participação em eventos como Domingo da Inclusão (em Rio Azul), com gincana, brincadeiras e atividades lúdicas, atividades para os familiares, e seção de fotos. A sessão de inclusão no cinema (em Irati) em que as crianças tiveram pela primeira vez a oportunidade de conhecer esse tipo de ambiente (especialmente adaptado para elas) , a Tarde Festiva (em Rebouças), reunindo pais e amigos de crianças autistas, entre outros projetos realizados em parceria com vereadora de Rio Azul, Ana Rita Boni, e a vereadora de Mallet, Kelly Calisto. Ambas as mulheres fazem parte de Associações de Autistas nos municípios que residem. Em Rio Azul, a Associação Mundo Azul (AMA), em Mallet, a Associação Crescer Autista de Mallet (ACAM).
Recentemente, no dia 8 de abril, a vereadoras Marcia participou e apoiou a caminhada, em Rebouças, sobre Conscientização do Autista; visando despertar junto a comunidade local ainda mais essa causa.

Em resumo, podemos afirmar que o trabalho da vereadora Marcia Freitas pelos direitos e inclusão das pessoas portadoras do espectro autista em nossa sociedade são fundamentais. Suas ações estão impactando de maneira positiva a vida de muitos indivíduos e suas famílias, demonstrando a importância da atuação dos políticos em causas tão importantes como esta. Esperamos que a dedicação e empenho da vereadora inspire mais pessoas a se engajarem na luta pelos direitos das pessoas autistas. “Juntos, podemos criar uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, lembra a vereadora Marcia Freitas.

Ao comentar sobre a homenagem, assim disse a vereadora: “Sinto-me honrada pelo convite que recebi para participar deste tão importante evento, pela atuação em prol do Autismo” uma proposição do Deputado  Alisson. Agradeço ao deputado, por sua preocupação e atuação em prol de nossa causa, o autismo.

É muito importante que a sociedade como um todo se mobilize para apoiar ações de inclusão da pessoa portadora do espectro autista. Essas pessoas muitas vezes enfrentam diversos obstáculos para se integrarem plenamente à sociedade, seja no âmbito escolar, profissional ou social.

Por isso, é fundamental que todos nós estejamos conscientes da importância de se promover políticas públicas que garantam o acesso dessas pessoas a serviços de saúde, educação e inclusão social. Além disso, é preciso que as empresas também se engajem nessa causa, oferecendo oportunidades de emprego e de formação profissional para esses indivíduos.

O apoio às ações de inclusão da pessoa portadora do espectro autista é uma questão de justiça social e de direitos humanos. Devemos trabalhar juntos para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos, independentemente de suas diferenças. Vamos nos unir para garantir que essas pessoas tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e realização pessoal que qualquer outro cidadão”, comentou  a vereadora.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS- Duas enfermarias do hospital local estão interditadas

No dia 22 de abril, nossa equipe de reportagem recebeu a informação de que duas enfermaria…