Home Política Regional Uso de tecnologia faz do Paraná destaque em modernidade na Educação

Uso de tecnologia faz do Paraná destaque em modernidade na Educação

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Na busca constante pela melhoria na Educação, o Governo do Estado promove uma série de medidas e projetos envolvendo a tecnologia nas escolas e salas de aula do Paraná. Desde o ano passado a Secretaria da Educação e do Esporte implementou iniciativas que já impactam diretamente a rotina de estudantes e professores, com resultados positivos. Uma das primeiras inovações foi o aplicativo Escola Paraná, ferramenta online que reúne diversos recursos referentes ao aluno, como boletim, agenda e grade horária. Os pais também têm acesso à função “aviso de faltas”, em que os usuários recebem um alerta no mesmo dia toda vez que o estudante faltar. Outra inovação foi a implantação do Registro de Classe Online. Por meio dessa ferramenta, o professor pode fazer a chamada, registrar conteúdos, avaliações e acompanhar de perto a frequência dos alunos. Essas iniciativas, além de modernizarem a gestão das escolas, trouxeram resultados significativos na melhoria do rendimento escolar e no combate à evasão. Usando os dados do Escola Paraná, o Estado implantou o programa Presente na Escola, de combate ao abandono escolar, reduzindo em 53,85% a evasão dos estudantes do Ensino Médio e em 49,89% nos anos finais do Ensino Fundamental. Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, é importante proporcionar ferramentas para as escolas funcionarem cada vez melhor.

Outro resultado positivo que se espera com o intenso uso das tecnologias é o salto no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Nos dados de 2017, últimos divulgados, o Paraná ocupa a 7ª posição, mas a expectativa é que passe a ocupar as primeiras posições do índice assim que o resultado referente a 2019 for divulgado. De acordo com Renato Feder, o Estado também implantou o Aula Paraná, que foi criado apenas 15 dias após o decreto de fechamento das escolas devido à pandemia. Hoje, a plataforma já serve de referência para soluções de outros estados. Para o secretário, o Governo do Paraná foi rápido na busca de uma solução para que os alunos não perdessem o ano letivo.

Para o segundo semestre de 2020, a Secretaria da Educação já começa a trabalhar na implantação de novas ferramentas. O Redação Paraná está sendo produzido pela equipe de tecnologia da Secretaria e vai auxiliar os alunos durante a redação. Outra proposta são as aulas de programação. A expectativa é de que 10.000 alunos da rede estadual tenham a oportunidade de aprender programação em um curso profissionalizante oferecido pela Secretaria. O curso será gratuito, na modalidade ensino a distância e desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria e empresas do setor. Outro projeto em andamento para os próximos anos será o uso de um software de reconhecimento facial para a chamada. A iniciativa, além de facilitar a rotina do professor em sala de aula, vai auxiliar no combate à evasão escolar. Outras inovações já implantadas no período de aulas remotas constam no site da Secretaria Estadual da Educação.

AEN

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças Recebe Ambulância 0 km

Por: Clayton Burgath-jornalista Neste dia 13 de junho, o deputado estadual e líder do gove…