Home Geral Tornado F1 atinge interior de SC e quebra árvores ao meio

Tornado F1 atinge interior de SC e quebra árvores ao meio

1

Fenômeno, capaz de arremessar um carro para fora da estrada, arrancou árvores, derrubou postes e destelhou casas no começo da manhã desta terça-feira (21)

O meteorologista Piter Scheuer acredita que mais um tornado atingiu a região Oeste de Santa Catarina, mas desta vez o interior de Seara, a cerca de 45 km de Chapecó, no início da manhã desta terça-feira (21).

O cone do tornado atingiu a linha Celso Ramos. O meteorologista acredita que o fenômeno foi de categoria F1 na escala Fujita, com força moderada, mas suficiente para arremessar um carro para fora da estrada.

Scheuer analisou imagens que evidenciam a “assinatura” do tornado. As fotos mostram dezenas de árvores derrubadas e quebradas ao meio. Os dados foram enviados à Defesa Civil de Santa Catarina.
“Através da vegetação, imagens de radar e a estrutura da atmosfera, acredito que um tornado atingiu no interior. Isso também por conta da propagação de área de instabilidade associada ao deslocamento de uma frente fria, o que reforçou a propagação de uma supercélula”, detalhou Scheuer.
A força do vento provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades do interior. Algumas casas foram destelhadas. Na cidade também houve destelhamentos, queda de árvores e falta de luz. Não há registro de pessoas feridas.

informações:ndmais

Comentários estão fechados.

Veja Também

Pandemia deixa 753 crianças de até seis anos órfãs, no Paraná

Viver o luto na infância acontece de uma maneira diferente do que na vida adulta. A crianç…