Home Notícias Regionais Rioazulenses preparam novo filme documentário. Agora, sobre a vida do Monge João Maria

Rioazulenses preparam novo filme documentário. Agora, sobre a vida do Monge João Maria

1
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Os “cineastas amadores” Romualdo Surmacz e Marcos Duca, de Rio Azul, estão de volta com mais um projeto cinematográfico que promete encantar o público. Em uma entrevista exclusiva, eles compartilharam detalhes sobre o novo filme/documentário, que narra a história e a passagem do Monge João Maria pela região, e por Rio Azul.

Marcos Duda, e Romualdo Surmacz

Romualdo Surmacz,  lembrou sobre seu amor pelo cinema desde a infância, quando participava das Festas Juninas e envolvia-se com teatro e folclore. “Esse amor pelo cinema os levou a produzir  a trilogia “No Meu Tempo Era Assim” que ganhou grande popularidade.

Agora, a dupla está trabalhando em um novo projeto, um documentário que explora a vida do Monge João Maria, um personagem icônico da região sul do Brasil. A inspiração para o filme veio das profecias feitas por João Maria sobre eventos futuros, que, nos últimos tempos, parecem estar se concretizando, na análise de Romualdo e Marcos. Além disso, a equipe busca preservar a história e as tradições da região, documentando casas antigas e outros elementos que estão desaparecendo com o tempo.

fotos: Romualdo Surmacz

O filme, que já está em fase de produção, envolve uma grande equipe de voluntários e atores locais (até a conclusão do longa-metragem deverá contar com 100 participantes). As gravações são realizadas principalmente aos fins de semana, e o trabalho é improvisado, com um toque de autenticidade para dar vida à narrativa histórica.

“O documentário sobre o Monge João Maria busca mostrar não apenas a história, mas também o lado mais humano e afetuoso do personagem, que trouxe esperança e alívio para as pessoas em tempos difíceis”, frisa  Romualdo. O filme também incluirá depoimentos e histórias transmitidas de geração em geração sobre as experiências das pessoas com João Maria.

fotos: Romualdo Surmacz

Segundo Marcos Duda, as gravações estão chegando à reta final. “A equipe enfrentou desafios ao tentar capturar a atmosfera de uma época passada e garantir que os elementos modernos (energia elétrica, maquinários entre outros) não atrapalhem a autenticidade do filme”, menciona Duda.

O documentário certamente é aguardado com expectativa pelos habitantes de Rio Azul e além. Os três primeiros filmes (No Meu Tempo Era Assim) já estão disponíveis no YouTube, sendo que alguns dos episódios contam com quase 01 milhão de visualizações. O lançamento do novo filme, provavelmente até o início de 2024,  deverá ser um evento especial, com exibições na cidade e em outras localidades da região.

fotos: Romualdo Surmacz

A história do Monge João Maria, sob a direção talentosa de Romualdo Surmacz e Marcos Duca, promete ser uma homenagem emocionante a um personagem marcante da região e à rica história de Rio Azul. Os cineastas esperam que o filme ajude a manter viva a memória de João Maria e as tradições da região para as futuras gerações.

por: Clayton Burgath- Jornalista

Comentários estão fechados.

Veja Também

VÍDEO – Reunião na Câmara de Vereadores de Rebouças termina sem consenso sobre gestão do Hospital Dona Darcy Vargas

Partes divergem sobre  eventuais soluções relacionadas a atual diretoria do hospital por: …